A minha duvida é um pouco complexa, eu estou estudando fonética e fonemas e a fonética e fonemas tem algumas regrinhas de dígrafos nasais vocálicos e dígrafos nasais consonantais. E a minha dúvida é o seguinte: Tem uma regra que diz que o "AN" e o "AM" são dígrafos vocálicos nasais e tudo mais por exemplo a palavra "CANCIONEIRO" tem 11 letras e 10 fonemas afinal o "AN" depois do "C" tem apenas um fonema, até aí tudo bem! O problema é que nessa questão me deparo com a palavra "AMANHECER" (palavra esta que está se tornando uma dor de cabeça pra mim) ela tem "AM" no começo "AN" na sequência e também "NH" (dígrafo consonantal), aí eu penso beleza vamos ver quantos fonemas temos aqui: "AM" um fonema né usando a regrinha, "AN" ou "NH" que utilizo? Beleza vamos ler os comentários todo mundo usando NH beleza, AMANHECER 9 letras e à (AM) A H (NH) E C E R belezura 7 fonemas alternativa INCORRETA B, sem ler as outras aí me deparo com gabarito E, tudo bem eu sei que galinha tem 6 fonemas, mas até agora não "engoli" a palavra amanhecer, porque são 8 fonemas e não 7????? Desde já muito obrigado!
Questão:
Fonética é a parte da gramática que estuda os sons da fala ou fonemas. Sabemos que existe a palavra falada e a palavra escrita. Para escrever, usamos letras, que pronunciadas, representam um som. Esse som é o fonema. Os símbolos que representam graficamente os fonemas são chamados de letras. Nem sempre o número de letras das palavras corresponde ao de fonemas. Diante disso, observe as palavras a seguir e assinale a alternativa incorreta:
A Complexo: 8 letras, 8 fonemas.
B Amanhecer: 9 letras, 8 fonemas.
C Chatice: 7 letras, 6 fonemas.
D Galinha: 7 letras, 7 fonemas.
Gabriel, gabarito d: 6 fonemas. Veja:
A regra é válida para sons que estão na mesma sílaba. Nesse caso temos: a / m - a / - ñ - e / - c - e -r = 8 fonemas; campo: k - ã - p - o = 4 fonemas
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Gabriel, dígrafo sempre ocorre quando duas letras representam um único fonema.
Quando aparece "m" ou "n" após vogal, com o intuito de nasalizar a palavra, formam um dígrafo.
Exemplo: tampa (podemos ler como "tãpa"), tombo (podemos ler como "tõbo"), e por aí vai...
Nesses casos, sim, representa dígrafo, pois o "m" veio após a vogal e a nasalizou.
Contudo, quando o "m" ou o "n" vem antes da vogal ou, até mesmo, em outra sílaba, aí não são mais dígrafos, mas fonemas normais.
Se liga nos exemplos:
Natação (Na - ta - ção). O "n" aqui é fonema normal, não dígrafo
Banana (ba-na-na). Mesmo esquema do exemplo acima.
Agora, em relação aos teus exercícios:
Complexo (com-ple-xo)
Nesse caso, temos um dígrafo (o "om" que representa um único fonema), mas também temos um dífono (o "x" quando tem som de "ks", representa dois fonemas, dois sons. Assim como em táxi e em tóxico). Logo, no dígrafo perdeu um fonema, mas no dífono ganhou, ficou elas por elas. 8 letras, 8 fonemas
Amanhecer (a-ma-nhe-cer)
O único dígrafo na frase é o "nh". O "m" após o "a" está em outra sílaba, assim como o "n" que sucede o próximo "a". Por isso não são dígrafo. Logo, se há apenas um dígrafo, perdeu apenas um fonema. 9 letras, 8 fonemas.
Chatice (cha-ti-ce)
Único dígrafo é o "ch". Logo, 7 letras, 6 fonemas.
Galinha (ga-li-nha)
O "nh" é dígrafo consonantal e o único que consta na palavra. Logo, 7 letras, 6 fonemas.
Portanto, a palavra errada é a "galinha".
Olá!
o fonema inicial da palavra não se une com o segundo (A e M); desta forma temos a seguinte separação fonética:
A M A NH E C E R - 8 fonemas.