"Dedicatória: Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas" (Memórias Póstumas de Brás Cubas; Machado de Assis)
Esta frase foi usada em uma obra do célebre Machado de Assis.
No exercício que tive dúvidas, precisei fazer uma análise sobre a frase, mas encontrei algumas dificuldades na leitura desta.
A primeira dúvida: "Ao verme que primeiro roeu as firas carnes do meu cadáver (...)" é o OI da frase, certo? No entanto, por que não há uma vírgula separando-o, uma vez que está deslocado? Ou poderia classificá-lo como uma oração a parte, já que há um verbo "roeu", relacionado ao termo "verme", e, aparentemente, uma espécie de complemento nominal ("(...) as finas carnes do meu cadáver"), além de, talvez, um adj. adv. de tempo ("primeiro")?
A segunda dúvida: "(...) dedico como saudosa lembrança (...)" exerceria qual função sintática? De adjunto adverbial de modo (foi a impressão que tive ao olhá-la pela primeira vez)? E poderia estar isolada entre vírgulas?
A terceira dúvida: esta é uma que tenho bastante convicção, mas "estas memórias póstumas" é o OD da oração? E qual é a classificação de "póstumas"? Seria um adj, adnominal ou predicativo do objeto?
Desde já, muito obrigado!