NAS FRASES EXISTEM ERRO DE GERUNDISMO?
Vou deixar na caixa de documentos.
Motorista vai estar passando pra retirar.
Carlos, veja:
Vou deixar / deixarei na caixa de documentos. - auxiliar ir + infinitivo: informal; futuro do presente: formal
Motorista vai passar pra / passará para retirar. - idem.
Como a ação de passar, neste exemplo, é uma só, não use gerúndio: ele passa lá e retira a caixa.
Mas:
O que está passando no cinema? - ação que possui duração: uso adequado do gerúndio.
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Somente na segunda oração, há gerundismo - vai estar passando. O gerundismo é exatamente isto - verbo IR no presente do indicativo + estar + gerúndio.
Esta forma verbal não existe na língua portuguesa, foi um modismo que surgiu nos anos 1990. Não existe porque não tem sentido. Veja: o gerúndio indica uma ação em curso no momento em que se fala, e esta forma de gerúndio indica uma ação que acontecerá no futuro.
Espero ter sido clara.
Atenciosamente,
Elisa
"Vou deixar na caixa de documentos.Motorista vai estar passando pra retirar."
A forma nominal Gerúndio indica a continuidade de uma ação. Já o Gerundismo seria o exagero desse recurso.
Algumas frases aceitas confundem pelo fato de se assemelhar ao gerundismo.São aquelas que mostram o desenvolvimento de uma ação em simultâneo com outra. Por exemplo:
Vou estar tomando banho quando você chegar - CORRETO
Diferente do Gerundismo, em que ocorre um exagero e uma inadequação gramatical. Por exemplo:
Vou estar enviando os resultados do exame amanhã - INCORRETO (já que o correto seria: vou enviar/enviarei)
Atenciosamente,
Sâmya.
Uma das características do verbo é expressar flexões, como o tempo. Porém, há formas nominais do verbo, em que essas flexões não aparecem e são expressas por verbos auxiliares. É o caso do gerúndio (terminação em -ndo, como "andando", "correndo"), infinitivo (terminação em -r, como "andar", "correr") e particípio (terminação regular em -do, como "andado", "corrido") - os três são formas nominais. Veja:
Estou saindo de casa agora. (Se pegarmos somente o verbo no gerúndio, saindo, não saberemos dizer se a ação se dá no presente, passado ou futuro. No entanto, o verbo auxiliar, estou, nos dá essa informação: o tempo é o presente e a ação, portanto, ocorre no momento da enunciação).
Irei sair de casa agora. (Aqui, idem, se pegarmos somente o verbo no infinitivo, sair, não saberemos dizer o tempo da ação. É o verbo auxiliar, irei, que nos dá essa informação: o tempo é o futuro e a ação ainda irá ocorrer.
Essas formas nominais são usadas em contextos específicos, em que as flexões de tempo de uma forma verbal simples não dão conta de comunicar o pretendido. O gerúndio, por exemplo, costuma ser usado para tratar de uma ação que apresenta certa continuidade.
Com essa explicação, podemos entender o fenômeno do gerundismo: quando optamos por utilizar o gerúndio como um vício, sem apresentar uma razão muito lógica para que ele apareça. O caso mais comum é utilizar o gerúndio no caso de uma ação futura - não há razão para isso, pois a ação futura não necessariamente indica a continuidade apresentada pelo gerúndio. Veja:
Vou estar telefonando para meu pai. (Aqui, o gerúndio em "telefonando" indicaria uma ação contínua. Porém, a ideia do trecho é apresentar uma ação pontual e futura, que irá acontecer, e não que "ficará acontecendo". Nota-se que utilizamos 3 verbos para comunicar isso, o que soa exagerado: o auxiliar "vou", indicando a flexão no futuro, o verbo no infinitivo "estar" e o verbo no gerúndio "telefonando". Uma maneira mais simples seria dizer: "Vou telefonar para meu pai", sem o gerúndio, ou ainda "Telefonarei para meu pai".)
Com isso, fica mais fácil de responder:
No primeiro caso, "Vou deixar na caixa de documentos", não há a forma do gerúndio e, portanto, não há gerundismo.
O segundo caso, por outro lado, "Motorista vai estar passando para retirar", é semelhante ao exemplo que dei do "vou estar telefonando". Temos o gerúndio e temos o seu uso desnecessário. O mais adequado seria dizer: "Motorista irá passar para retirar" ou ainda "Motorista passará para retirar".