O gerundismo é um fenômeno caracterizado pelo uso excessivo ou desnecessário do gerúndio, especialmente em contextos onde isso resulta em construções pouco naturais ou rebuscadas. Algumas formas verbais no gerúndio podem ser consideradas gerundismo quando o uso do gerúndio é acompanhado de um verbo auxiliar, especialmente verbos como "estar", "ficar", "vir", "continuar", "andar", entre outros, para formar um tempo contínuo. Nas suas frases:
Esses exemplos mostram o uso do gerúndio, mas não são necessariamente casos de gerundismo, pois descrevem ações em andamento de maneira apropriada. O gerundismo seria mais característico se o gerúndio estivesse sendo utilizado de forma desnecessária ou para tentar simular continuidade onde não há necessidade. Por exemplo, em serviços de atendimento ao cliente, onde se usa muito "estaremos entrando em contato" de uma forma excessiva.
No entanto, em seus exemplos, as formas de gerúndio são utilizadas para descrever ações que estão em execução ou ocorrendo durante um período ideal, e não parecem um uso inadequado do gerúndio.
Conforme explicado, gerundismo é o uso excessivo. Então, não é proibido e em alguns casos é até necessário, quando se trata de uma ação que está ocorrendo (uso do gerúndio necessário aqui, por exemplo). Se você vai dizer que "o seu filho está fazendo alguma coisa" ou "está passando por uma fase difícil", o gerúndio é bem-vindo. Critica-se muito o uso gerúndio desnecessário, quando era para ser usado o infinitivo apenas. Por exemplo: eu vou estar transferindo a sua ligação (eu vou transferir a sua ligação). Não tem uma ação acontecendo de maneira contínua para ser usado o gerúndio.
Mayara,
Cada jovem carrega consigo sonhos, desejos e inseguranças. Eles se questionam se estão fazendo a escolha certa, se estão seguindo o caminho que realmente desejam trilhar. - uso adequado; sentido de duração
E é compreensível que essas dúvidas surjam, pois eles estão dando os primeiros passos em direção à... - idem
Imagine os sentimentos de expectativa, excitação e ansiedade que seu(ua) filho(a) está experimentando. - ibidem
Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.