Foto de Patricia P.
Patricia há 7 anos
Enviada pelo
Site

Gramática da língua portuguesa

Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas. A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias. Em relação ao texto, posso afirmar que os itens I e II estão corretos? I . No segundo período do primeiro parágrafo, é apenas por meio da desinência verbal que se retoma o sujeito anterior (Paulo) II. No primeiro período do segundo parágrafo, a retomada desse mesmo sujeito (Paulo) ocorre sempre por meio de formas pronominais. OBS: Como no item II não é especificado se a forma pronominal é átona ou tônica, posso classificar como verdadeira tal assertiva?
Português Gramática
2 respostas
Professor Thiago D.
Respondeu há 7 anos
Contatar Thiago
Pode afirmar que é verdadeiro sim, pois os pronomes possuem natureza fórica, isto é, fazem sempre referência a algum termo. No caso em questão, mesmo sem especificar, o pronome átono cumpre esse papel.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professora Roseane A.
Respondeu há 7 anos
Contatar Roseane
Sim. item I: O sujeito não aparece expresso, mas é identificado a partir do verbo em 3a pessoa (chegou). item II: São os pronomes "o", em "botou-O" e o pronome "ele", em "ELE veio" que retomam o sujeito Paulo no primeiro período do segundo parágrafo. OBS.: O uso dos pronomes pessoais retos ou oblíquos depende da função sintática que exercem. Grosso modo, os pronomes retos funcionam como sujeitos, (em ele veio, o pronome é o sujeito do verbo vir) enquanto os oblíquos funcionam como objetos (botou-o, na linguagem coloquial seria "botou ele", esse "ele" recebe a ação do verbo, sendo, portanto, um objeto). Quanto à classificação aplicada aos pronomes oblíquos, átonos ou tônicos, é apenas uma classificação baseada na pronúncia (portuguesa, pois no Brasil os pronomes átonos adquiriram tonicidade na fala), não fazendo diferença nos contextos de uso, como a questão que você expôs.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa