Na verdade, o mestre fitava-nos. Como era mais severo para o filho, 3buscava-o muitas vezes com os olhos, para trazê-lo mais aperreado. Mas nós também éramos finos, metemos o nariz no livro, e continuamos a ler. Afinal, cansou e tomou as folhas do dia, três ou quatro, que ele lia devagar, 1mastigando as ideias e as paixões. Não esqueçam que estávamos então no fim da Regência, e que era grande a 8agitação pública. Policarpo tinha, decerto, algum partido, mas nunca pude averiguar esse ponto. O pior que ele podia ter, para nós, era a palmatória. E essa lá estava, pendurada no portal da janela, à direita, 2com os seus cinco olhos do diabo. Era só levantar a mão, despendurá-la e brandi-la, com a força do costume, que não era pouca. E daí, pode ser que, alguma vez, as paixões políticas dominassem nele a ponto de poupar nos uma ou outra correção. (...) Estendi-lhe a mão direita, depois a esquerda, e fui recebendo 7os bolos uns por cima dos outros, até completar doze, 4que me deixaram as palmas vermelhas e inchadas. Acabou, pregou-nos outro sermão. Chamou-nos 5sem vergonhas, desaforados, e jurou que, se repetíssemos o negócio, apanharíamos 6tal castigo que nos havíamos de lembrar para todo o sempre.
Considerando o texto acima, extraído de Contos de Escola, e os diversos temas por ele suscitados, julgue se os itens a seguir são verdadeiros ou falsos.
a) Nos segmentos “mastigando as ideias e as paixões” (ref. 1) e “com os seus cinco olhos do diabo” (ref. 2), foi empregada a linguagem figurada, o que se coaduna com o caráter literário do texto.
b) A oração “buscava-o muitas vezes com os olhos” (ref. 3) mantém relação com duas orações: uma que inicia o período e acrescenta ao trecho a noção adverbial de causa, e outra que fecha o período e tem noção de finalidade.
c) Na oração “que me deixaram as palmas vermelhas e inchadas” (ref. 4), caso fosse inserida a preposição “com” para introduzir o termo “as palmas”, não haveria prejuízo para a correção gramatical do período, mas haveria alteração da função sintática desse termo, bem como do pronome “me”.
d) Os vocábulos “vermelhas” (ref. 4) e “inchadas” (ref. 4), assim como “sem-vergonhas” (ref. 5) e “desaforados” (ref. 5), exercem a função de predicativo, respectivamente, da expressão “as palmas” (ref. 4) e da forma pronominal “nos” em “Chamou-nos” (ref. 5).
e) A expressão “tal castigo” (ref. 6) refere-se aos “os bolos uns por cima dos outros, até completar doze” (ref. 7).
f) Depreende-se do texto que, na relação entre mestre e alunos, à estratégia empregada pelo mestre, no controle da situação, seguiu-se, tacitamente, uma estratégia defensiva dos alunos.
Olá!!!
a) Nos segmentos “mastigando as ideias e as paixões” (ref. 1) e “com os seus cinco olhos do diabo” (ref. 2), foi empregada a linguagem figurada, o que se coaduna com o caráter literário do texto.
VERDADEIRO. As duas expressões apresentam metáforas que revelam, com uso criativo ou inusitado das palavras, a ação do professor ("mastigar ideias" significaria pensar com insistência e repetidamente tal como fazemos no ato de mastigar) e uma característica da palmatória (cada buraco na palmatória remeteria a um olho que observa o comportamento dos alunos; veja como é uma palmatória no site http://historianovest.blogspot.com/2010/01/no-tempo-da-palmatoria.html)
b) A oração “buscava-o muitas vezes com os olhos” (ref. 3) mantém relação com duas orações: uma que inicia o período e acrescenta ao trecho a noção adverbial de causa, e outra que fecha o período e tem noção de finalidade.
VERDADEIRO. "Como era mais severo para o filho, buscava-o muitas vezes com os olhos, para trazê-lo mais aperreado." A primeira oração destacada é uma oração subordinada adverbial causal; a última trata-se de uma oração subordinada adverbial final.
c) Na oração “que me deixaram as palmas vermelhas e inchadas” (ref. 4), caso fosse inserida a preposição “com” para introduzir o termo “as palmas”, não haveria prejuízo para a correção gramatical do período, mas haveria alteração da função sintática desse termo, bem como do pronome “me”.
VERDADEIRO. No trecho "que me deixaram as palmas vermelhas e inchadas", o pronome pessoal "me" funciona como adjunto adnominal, substituindo o pronome possessivo minhas: "que deixaram minhas mãos inchadas e vermelhas". Caso fosse utilizada a preposição com, haveria uma mudança nas funções sintáticas: em "que me deixaram com as mãos vermelhas e inchadas", o pronome "me" passaria a ser objeto direto do verbo deixar, que ganharia o objeto indireto "com as mãos inchadas e vermelhas".
d) Os vocábulos “vermelhas” (ref. 4) e “inchadas” (ref. 4), assim como “sem-vergonhas” (ref. 5) e “desaforados” (ref. 5), exercem a função de predicativo, respectivamente, da expressão “as palmas” (ref. 4) e da forma pronominal “nos” em “Chamou-nos” (ref. 5).
VERDADEIRO. Todos os vocábulos mencionados exercem a função sintática de predicativo do objeto.
e) A expressão “tal castigo” (ref. 6) refere-se aos “os bolos uns por cima dos outros, até completar doze” (ref. 7).
FALSO. É comum a palavra "tal" ser utilizada como pronome demonstrativo, da mesma forma que "esse". Porém, na frase em questão, "tal" parece ser usado com sentido de intensificar a dimensão do castigo que seria aplicado numa possível reincidência dos alunos, algo como "tamanho castigo" ou "castigo tão grande que...".
f) Depreende-se do texto que, na relação entre mestre e alunos, à estratégia empregada pelo mestre, no controle da situação, seguiu-se, tacitamente, uma estratégia defensiva dos alunos.
VERDADEIRO. O uso da 1a pessoa do plural ao se tratar das reações dos alunos diante das atitudes do professor permite pensar que todos se comportaram da mesma forma. Isso fica sugerido em "Mas nós também éramos finos, metemos o nariz no livro, e continuamos a ler".