Na frase "considerou-se apto a ajuda", a palavra "a" não leva crase. Isso porque a crase ocorre quando há a fusão de duas vogais idênticas: a preposição "a" com o artigo definido feminino "a(s)". Na sua frase, "ajuda" é um substantivo feminino que não está precedido por artigo definido ("a ajuda"). Portanto, não há crase. A frase corretamente escrita é "considerou-se apto a ajuda", sem crase. Vale lembrar que se estivesse se referindo a "a ajuda" de algo específico, necessitando do artigo, o correto seria "considerou-se apto à ajuda", com crase.
André,
O que o IA disse é o que é correto, é o que está correto. Realmente, no exemplo por você citado não há crase, por não estar presente o artigo "a" (segundo elemento da crase), uma vez que "ajuda" foi aí empregado com sentido genérico, indeterminado (não se refere a uma ajuda específica, mas a qualquer ajuda).
Substituindo "ajuda" por auxílio, verifica-se que, de fato, ela está empregada com sentido genérico, indeterminado: "Considerou-se apto a auxílio", ou seja, apto a receber auxílio, apto a receber ajuda:
Se "ajuda" viesse determinada por um termo especificador, com valor de adjetivo, aí sim, neste caso teríamos crase:
Considerou-se apto à Ajuda Emergencial, à Ajuda-Doença, à Ajuda-Acidente, ou seja, considerou-se apto ao recebimento dessas ajudas específicas.
Semelhante ao caso citado, temos, nas gramáticas, exemplo clássico de ausência de crase: Isso cheira a tolice (Isso cheira a perfume).
Boa noite, André!
Sim, Apto à pois ocorre a fusão entre apto a + a ajuda ( palavra feminina)
A+A=CRASE À
Espero ter ajudado!tmj
André, depende do contexto: se estiver implícito o tipo de ajuda, coloque o acento de crase. Como no seguinte exemplo, retirado da internet:
"Os valores depositados no cartão podem variar de R$ 50 a R$ 150, dependendo do perfil socioeconômico do beneficiário. Ao todo, serão assistidas cerca de 120 mil famílias em situação de vulnerabilidade financeira.
Para receber o cartão, o cidadão deverá verificar de antemão no site Conecta Recife se está apto à ajuda. Serão beneficiados dois grupos, sendo um deles composto por beneficiários do Bolsa Família e o outro por quem está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico)."
Ainda:
Apto a ajudar / ajudá-lo(a) - diante de verbo, não há crase
Apto à ajuda do governo - sentido específico, determinado.
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.