Puppe, veja:
Desvende este mistério. - imperativo na forma de tratamento "você"; situação formal.
Desvenda este mistério. - na forma "tu"; informal
Fale / Coma / Durma - você
Fala / Come / Dorme - tu: formado a partir da 2a. p. sing. menos o -s
Falas -> fala
Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Olá! Ambas as formas estão corretas, mas com algumas diferenças no uso.
O imperativo de "desvendar" pode ser usado da seguinte maneira:
Em contextos formais ou na norma culta, "desvende" é geralmente preferido. Portanto, "Desvende este mistério" seria a escolha mais adequada, especialmente em contextos formais.
Espero que isso ajude! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.
Puppe,
Ambas as formas verbais do imperativo afirmativo do verbo desvendar são corretas. Em "Desvende este mistério", o sujeito (elíptico) é "você". Em "Desvenda este mistério", o sujeito (também elíptico) é "tu". Da mesma maneira que em "Desvendai este mistério", o sujeito oculto seria "vós".
O que vai determinar que construção deva ser utilizada é a forma de tratamento que for escolhida para se dirigir ao interlocutor ou destinatário da mensagem. Se optar por você (terceira pessoa do singular), utilize "Desvende"; se a decisão for por tratá-lo/la por tu (segunda pessoa do singular), empregue "Desvenda".
O que não pode ou não deve ser feito (é considerado errado pela norma culta, formal da língua) é mistura, salada, de tratamento. Se escolher tratar o interlocutor ou destinatário por você (o senhor, a senhora, vossa senhoria, vossa excelência...), todos as formas verbais e pronomes (pessoais oblíquos e possessivos) devem ser ou estar na terceira pessoa do singular do começo ao fim. Se a decisão for tratá-lo/la por tu, todas as formas verbais e pronomes devem ser ou estar na segunda pessoa do singular.
A escolha da forma de tratamento a ser utilizada depende do grau de intimidade, amistosidade ou respeito que você tenha ou queira empregar com o seu interlocutor, ou, ainda, da formalidade que a ocasião exija. Na correspondência oficial, utilizar-se-á o pronome de tratamento adequado, a depender do cargo ou função exercida pelo destinatário (Vossa Senhoria, Vossa Excelência, etc.)
A forma correta do imperativo afirmativo para "desvendar" neste caso é:
O "desvende" corresponde à terceira pessoa do singular (ele/ela/você) no presente do subjuntivo, que é a forma utilizada para o imperativo afirmativo nesse caso.
Espero ter ajudado!
Boa tarde, Puppe. Tudo bem?
Depende da pessoa a qual o verbo se relaciona, por exemplo:
Desvende esse mistério (você)
Desvenda esse mistério (tu)
Ou ainda, você pode escrever assim:
Desvenda-se esse mistério (terceiro pessoa do plural), e neste caso, o sujeito está oculto!
Espero ter ajudado, um abraço!