Eu poderia escrever o nome Melissa com acento circunflexo? Ex: Mêlissa. É um erro muito grosseiro?
Quando se trata de nomes próprios, dados aos bebês, não haverá erro. A liberdade fica com os papais, eles escolhem o que quiserem. Sem repeito à gramática. E, se o pai for numerólogo poderá gostar de escrever Maria com três as! Ou aaa? Pode fazer isso.
O problema é na escola, os filhos ''zoados'. O Direito, inclusive, reconhece que se possam fazer alterações nos nomes das carteiras de identidade, caso o filhote, já adulto, sentir-se constrangido com o nome esdrúxulo. Mas não é o seu caso.
Lembrando que a pronúncia será automátíca. Não haverá quem não diga " MÊ ( e fechado, som forte na sílaba 'me') lissa... O acento vai repercutir na pronúncia. Meu nome, por exemplo, é Rose. Se minha mãe tivesse escrito Rosé eu seria chamada de rosé... Surgiria aí um som de 'zé'...
Faça o que quiser, pois já dizia o filófoso Sartre: " Somos condenados à liberdade'. Meio paradoxal?
Mas repito: escreva, de acordo com seu desejo e liberdade. Mas evite nomes como os que Baby Consuelo, a cantora hippie, colocou nos filhos. A galerinha não gostou muito.
BOA TARDE, WEIDJA!
TD BEM?
SE DESEJAR UMA EXPLICAÇÃO MAIS DETALHADA, ENTRE EM CONTATO COMIGO: criscodelo@yahoo.com.br., pq estamos numa via de mão dupla, onde ambas se ajudam!
RESPONDENDO, DIRETAMENTE AO Q PERGUNTOU:
> EM SE TRATANDO DE NOME DE PESSOA, VAI MUITO DO LIVRE ARBÍTRIO, ENTENDE? É CLARO QUE PELA REGRA GRAMATICAL, 'MELISSA' É PALAVRA PAROXÍTONA, TERMINADA EM 'A', NÃO TEM ACENTO!
> COLOCANDO ACENTO (E SOA RUIM !) 'Mêlissa' torna-se palavra proparoxítona, e diz a regra que tds as proparoxítonas são acentuadas.
> por 'soar' ruim, eu considero um erro do escrivão, registrar assim!
ao dispor!
abç!
tereza cristina
caçapava - sp