1)
Considere as seguintes afirmações, quanto à análise de “Indagação”, parte do poema “Favelário nacional”.
I. Há sete orações e duas frases.
II. Nos dois últimos versos, há um período composto por duas orações.
III. O emprego do ponto de interrogação poderia ser retirado sem prejuízo do sentido do texto.
Está correto o que se afirma em
Oi, Ana, tudo bem?
A resposta é a letra [B], mas vamos entender o porquê, resgatando os conceitos "frase, oração e período" e olhando para cada afirmação?
I. Há sete orações e duas frases. -> oração nada mais é do que uma estrutura que se organiza em torno de um verbo. Assim, para contar o número de orações, seria preciso prestar atenção ao número de verbos. Quando olhamos para esse poema, percebemos que há várias orações, muito mais do que sete. Vou dar alguns exemplos: "me tiraram do meu morro", "me tiraram do meu cômodo", "me tiraram do meu ar", "Me firmo triste e chateado", "Me fizeram tudo isso para o meu bem", etc, etc. Frase, por outro lado, não necessita de verbo, mas precisa ter sentido completo. São todos os enunciados com sentido completo, que podem ser formado por orações ou não. Então, de novo, temos muito mais do que duas frases. Logo, essa alternativa é falsa.
II. Nos dois últimos versos, há um período composto por duas orações. -> Período é um enunciado com sentido completo, que se inicia lá na letra maiúscula, termina na pontuação final e tem, pelo menos, um verbo. Ou seja, se tem pelo menos um verbo, significa que um período é composto por pelo menos uma oração. Agora olhando pros dois últimos versos do poema, temos: "Era tão bom que houvesse uma cidade na cidade lá embaixo". Aqui, temos um período, composto por duas orações: uma que gira em torno do verbo "era" (Era tão bom) e outra que gira em torno do verbo "houvesse" (que houvesse uma cidade na cidade lá embaixo". Logo, essa alternativa é verdadeira.
III. O emprego do ponto de interrogação poderia ser retirado sem prejuízo de sentido.-> Bom, se tiramos o ponto de interrogação (?), com certeza alteramos o sentido, afinal, a frase "Por que não urbanizam antes a cidade?" deixaria de ser uma pergunta e passaria a ser uma afirmação. Logo, essa alternativa também é falsa.
Espero que tenha ajudado!