Foto de Eliana C.
Eliana há 6 anos
Enviada pelo
Site

Me expliquem porque a letra d?

Antes de apresentar o Carlinhos para a turma, Carolina pediu: — Me faz um favor? —O quê? — Você não vai ficar chateado? —O que é? — Não fala tão certo? — Como assim? — Você fala certo demais. Fica esquisito. —Por quê? — É que a turma repara. Sei lá, parece… — Soberba? — Olha aí, ‘soberba’. Se você falar ‘soberba’ ninguém vai saber o que é. Não fala ‘soberba’. Nem ‘todavia’. Nem ‘outrossim’. E cuidado com os pronomes. — Os pronomes? Não posso usá-los corretamente? — Está vendo? Usar eles. Usar eles! O Carlinhos ficou tão chateado que, junto com a turma, não falou nem certo nem errado. Não falou nada. Até comentaram: — O Carol, teu namorado é mudo? Ele ia dizer ‘Não, é que, falando, sentir-me-ia vexado’, mas se conteve a tempo. Depois, quando estavam sozinhos, a Carolina agradeceu, com aquela voz que ele gostava: — Comigo você pode botar os pronomes onde quiser, Carlinhos. Aquela voz de cobertura de caramelo. (Disponível em: http://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/20000116- 38806-nac-0220-cul-d2-not, acesso em: 09/07/2015). A crônica acima brinca com a reação que as pessoas têm quando imaginam que alguém fala de uma maneira inadequada à situação. A preocupação da personagem Carolina com a impressão que seu recente namorado, Carlinhos, deixaria no grupo de amigos faz com que ela o aconselhe a fazer certas escolhas linguísticas em detrimento das que lhe são habituais. A leitura do texto e os usos da variedade culta da língua permitem afirmar que a) a posição do pronome, no enunciado que o rapaz conteve, em respeito ao registro padrão, deveria ser proclítica ao verbo. b) a expressão “os pronomes” poderia ser substituída pelo clítico “lhes” sem prejuízo para a correção gramatical do trecho. c) uma alternativa à construção “Não posso usá-los corretamente” seria, segundo a norma, “Não posso os usar corretamente”. d) Carolina, no enunciado “Me faz um favor?”, posiciona o pronome preocupada em falar “corretamente” diante do namorado. e) o narrador usa a próclise em “mas se conteve a tempo” por não ter, consoante o padrão, outra possibilidade de colocação.
Português Pré-Vestibular
4 respostas
Professor Nonato C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 anos
Contatar Nonato


A frase interrogativa citada na alternativa de letra d poderia ser reescrita da seguinte maneira: "VOCÊ me faz um favor?". Portanto, a supressão do pronome implícito "você" foi proposital, sem que a frase perdesse o sentido do pronome oculto, caracterizando assim uma figura de linguagem chamada silepse e assim não caracterizando um erro de português. Além disso, a colocação do pronome oblíquo "me" antes do verbo (próclise) está correta e é obrigatória nesse caso pelo fato do pronome implícito "você" estar atraindo o pronome oblíquo "me" para antes do verbo fazer.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professora Sheila A.
Respondeu há 6 anos
Contatar Sheila
A letra D é a certa porque ela usa a próclise ( colocando o pronome antes do verbo, o que é considerado errado na linguagem formal). Essa opção mostra exatamente o que a namorada queria, já que ela mesmo estava usando a linguagem informalmente.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Carolina pede para que seu namorado tenha cuidado com os pronomes, se opondo ao seu uso correto.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Olá a resposta é a C , pois na D tem o erro que não se pode iniciar frase com pronome átono 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa