Foto de Eliana C.
Eliana há 6 anos
Enviada pelo
Site

Não entendi !

Lembra daquele tempo quando o café da manhã era, segundo todos os nutricionistas e estudiosos, além (claro) do senso-comum, a refeição mais importante do dia? É, tipo, até agora há pouco. Essa é a boa notícia que temos pra você, pessoa que por acaso não gosta de comer de manhã: tá tudo bem. Mesmo. Na última semana, a colunista de nutrição do jornal norteamericano The New York Times, Gretchen Reynolds, falou de dois estudos que contestam essa versão de que o café da manhã venha a ser a refeição mais importante do dia e que faça tanta diferença para a perda de peso, por exemplo. Um deles, da Universidade do Alabama, recrutou 300 voluntários tentando perder peso, que aleatoriamente foram orientados para pular o café da manhã, tomar sempre café da manhã ou apenas seguir com seus hábitos, seja eles quais fossem. Seis semanas depois, os voluntários voltaram ao laboratório: ninguém perdeu mais de 500 gramas. Comer ou não comer café da manhã não afetou o peso de ninguém. O outro estudo, da Universidade de Bath, conferiu a taxa metabólica, níveis de colesterol e de açúcar no sangue de 33 participantes e então designou, aleatoriamente, que parte deles comesse ou pulasse a refeição da manhã. Depois de seis semanas, o peso, taxa metabólica em repouso, colesterol e o açúcar no sangue dos voluntários não foram afetados, independente se o café da manhã fizesse parte de seus hábitos ou não. A única diferença: quem comia de manhã parecia se movimentar mais nessa parte do dia. Disponível em: . Acesso em: 30 de set. 2014. Às vezes, revisores de textos deixam passar alguma impropriedade, considerando a chamada Norma Padrão. É o que acontece no texto “Café da manhã é a refeição mais importante do dia?”. Apresenta impropriedade, quanto à concordância e ao tempo, a forma verbal presente em: a) Lembra b) Recrutou c) Seja d) Afetou e) comesse
Português Pré-Vestibular
2 respostas
Professor Jonatan O.
Respondeu há 6 anos
Contatar Jonatan
Olá Eliana, tudo bem? Primeiramente, vamos entender o que é "Norma Padrão" de maneira sucinta, esse termo designa o que é visto como "correto e padronizado" em nossa escrita, são aquelas normas publicadas(Cegalla; Bechara etc.) para que você saiba como escrever da maneira que uma elite pré-estabeleceu como aceitável. Logo, seguindo essa norma, a alternativa C é que não encaixa-se , pois, "seja" nesse texto concorda com "hábito", então esse termo deveria vir no plural. Para melhor entendermos, aqui a sentença: "(...) apenas seguir com seus hábitos, seja eles quais fossem.". A forma correta dessa frase seria: "(...) apenas seguir com seus hábitos, sejam eles quais fossem.". Qualquer dúvida, só entrar em contato! Abraços!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor José P.
Respondeu há 6 anos
Contatar José
Eliana, a forma verbal contida na letra "c" (seja) contraria a norma culta, uma vez que o verbo ser deveria flexionar-se no plural, para concordar com o sujeito "eles"., resultando na seguinte construção: "...com seus hábitos, sejam eles quais fossem."

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Três formas de aprender no Profes

Aulas particulares
Encontre o professor particular perfeito para aulas online ou presenciais, de qualquer assunto e nível.
Tarefas e Atividades acadêmicas
Envie uma atividade, tarefa ou lista de exercícios para um professor especialista resolver, no seu prazo.
Enviar atividade
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e tire dúvidas e resolva exercícios. Personalizado e no seu ritmo.
Conversar com a IA
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora