POESIA: PROFISSÃO DE FÉ (TRECHOS)Invejo o ourives quando escrevo: Imito o amor com que ele, em ouro, o alto relevo, faz uma flor.Corre, desenha, enfeita a imagem, A ideia veste: Torce, aprimora, altera, lima a frase, e, enfim, no verso de ourives engasta a rima. Como um Rubim. Quero que a estrofe cristalina, dobrada ao jeito do ourives, saia da oficina Sem defeito. (Olavo Bilac) Responda: 1- O poema acima é do poeta parnasiano Olavo Bilac. Marque a opção que não é característica do Parnasianismo: A- ( ) Culto da forma B- ( ) Objetividade C- ( ) Subjetividade D- ( ) Correção gramatical. 2- Ourives é uma pessoa que trabalha peças em ouro. O poeta faz uma comparação da arte da escrita com o trabalho do ourives afirmando que deseja que o poema termine perfeito como a obra do ourives. Copie o trecho onde ele faz essa afirmação: 3-Complete: (procurar na aula estilo de época). A. No Romantismo há o predomínio da___________ e do____________. B. No Realismo, Naturalismo e Parnasianismo encontramos o_________ e o domínio da ___________. 4- Defina antropocentrismo e Teocentrismo: 5- Quais os verbos utilizados para descrever o trabalho que o poeta faz com a frase?
Isaque, veja:
2. "Torce, aprimora, altera, lima a frase" e "engasta a rima". limar: serrar com lima; polir; engastar: encravar (pedra) em metal; embutir.
5. Torce, aprimora, altera, lima a frase, e, enfim, no verso de ourives engasta a rima.
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Isaque, boa tarde!
Vou auxiliá-lo com a questão 4
Interessante avaliar as produções nas respectivas épocas em que o Teocentrismo e o Antropocentrismo estavam em voga.
O Barroco é um belo exemplo desse conflito entre Homem e Deus e você pode verificar isso nas pinturas, na arte sacra e na poesia. O Teocentrismo mantinha a figura divina como central, ou seja, Deus é o centro de todas as coisas, ideia vigente entre os séculos XIV e XVI. A partir do século XVI, o Antropocentrismo surgiu na Europa e fazia contraposição a esse pensamento e o Homem passa a ser o centro do pensamento e das decisões humanas. Estudos e análises passam a colocar o homem como elemento importante na análise e da observação do mundo.
Espero tê-lo ajudado!