"O ser humano é bom / A ser humano, nem sempre é bom / Há ser humano ruim / Mas o melhor é que poucos são assim / Há ser humano maravilhoso... / É essa pluralidade que nos diferencia do todo".
O texto acima, é uma estrofe de música que estou escrevendo e gostaria de saber se posso utilizar o segundo verso, da maneira como escrito acima?
Para isso, fiz (ou tentei fazer...rsr) uma explicação, a qual passo a seguir: Aqui o "A", não tem a função de artigo definido feminino singular, mas sim da condicional "Se", alterando o substantivo "ser" pelo verbo "ser": isto é: Se for humano, nem sempre é bom; Se for pessoa humana, nem sempre é boa. Quero dizer: Só o fato de ser humano, já o diferencia dos demais seres vivos, no sentido de se questionar, de pensar, e não de viver apenas. Isso faz com que haja discordância, em gostos, vontades, desejos, bondade e até maldade. Será que falei muita bobagem (rsr) ?
Aguardo ansiosamente uma brve resposta.
Grande abraço
O seu texto é muito interessante, muito sugestivo; não há nada de bobagem. Ficou clara a colocação “ A ser humano”, embora o “a” não esteja exprimindo a condição, mas toda a oração, assim como também pode atribuir o sentido de “por ser humano”.