O furacão Barry atingiu a terra firme neste sábado na costa da Louisiana, causando chuvas e ventos fortes no litoral do Estado, no sul dos Estados Unidos.
"Causando chuvas e ventos" é oração reduzida consecutiva?
Olá, José, tudo bem? Essa oração que você analisou possui duas classificações adequadas. Uma é a que você já fez, trata-se de uma oração subordinada adverbial consecutiva, reduzida de gerúndio. Essa é a mais aceita. Todavia, há gramáticos que também a consideram como oração coordenada sindética aditiva, reduzida de gerúndio. Embora não se considerem a possibilidade de reduzir as orações coordenadas, essa seria uma exceção. É isso. Forte abraço e sucesso!
José Carlos,
A oração reduzida de gerúndio em questão tem a função de coordenada aditiva e equivale a "e causou chuvas...". Nessa função deve-se preferir usar a desenvolvida, com a conjunção "e", para se evitar o famoso "gerundismo", uso excessivo desse modo verbal. Uma observação: se a reduzida de gerúndio for subordinada adjetiva, não separe-as por vírgula, uma vez que se trata de restrição, qualificação da oração principal.
Para saber mais sobre as reduzidas, acesse: https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint47.php
Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro
José, boa noite!
Vejo essa oração como uma subordinada adverbial consecutiva reduzida de gerúndio (... Louisiana DE MODO QUE causou chuvas...). Mesmo que você, na conexão, coloque o E (... Louisiana e casou chuvas...), esse conector passa a ter o valor semântico de consequência.