Hoje, quando eu estava a fazer meus estudos, deparei-me com as seguintes frases:
"Não sei como as coisas aconteceram tão rapidamente"
"Não há como eu tirá-lo daqui"
A princípio, vejo ambas as orações como subordinadas, pois a oração "Não sei", na primeira frase", não pode ser entendida completamente quando está sozinha (Não sabe o quê?), bem como a oração "Não há". Portanto, cheguei à conclusão de que se trata de orações subordinadas. Entretanto, percebe-se que não se trata de orações subordinadas substantivas, pois não há "que" ou "se" atuando como conectivos. Percebe-se também que não se trata de oração subordinada adjetiva. Sendo assim, só nos resta concluir que as orações se tratam de orações subordinadas adverbiais.
A dúvida surge quando se analisam as suas subdivisões:
"Não sei como as coisas aconteceram tão rapidamente" - vejo essa oração como adverbial causal, pois seria o mesmo que dizer "Não sei por qual motivo as coisas aconteceram tão rapidamente". A ideia de "motivo" está atrelada à ideia de "causa".
"Não há como eu tirá-lo daqui" - nesse caso, realmente não cheguei a uma conclusão tão convincente. Pensei em consecutiva, por: "Não haver maneiras é consequência, resultado de eu querer tirá-lo daqui".
Quais seriam as classificações dessas orações?
Helen, questões interessantes. Veja:
1. Or. subordinada adverbial causal; uma das funções de "como"
2. Sentido de "não é possível tirá-lo daqui" ou não é possível que eu o tire... - or. subord. substantiva subjetiva reduzida de infinitivo
"Como" neste caso é conjunção subordinativa substantiva, com valor de conjunção integrante, introduzindo a oração subjetiva.
Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Oiii.
Oração subordinada adverbial causal; uma das funções de "como"
Possui sentido de "não é possível tirá-lo daqui" ou não é possível que eu o tire... é uma oração. subord. substantiva subjetiva reduzida de infinitivo.
Então, "Como" neste caso é conjunção subordinativa substantiva, com valor de conjunção integrante, introduzindo a oração subjetiva.