Eu tinha pegado é correto? ou o certo é dizer eu tinha pego?
Ambas as formas estão corretas no contexto do verbo "pegar". As formas "pegado" e "pego" podem ser usadas como particípio, embora "pego" seja a forma preferida e mais comumente utilizada no português brasileiro. Portanto, é mais comum dizer "Eu tinha pego".
A escolha entre "pegado" e "pego" pode depender também do contexto e do estilo da linguagem, mas no uso corrente "pego" é amplamente aceito.
Olá. As duas palavras existem "pego" e "pegado". O uso vai depender do verbo auxiliar que você estiver usando. No caso do verbo "ter", o correto é "pegado" mesmo. Exemplo: "Ele tinha pegado um resfriado". No caso de outro auxiliar, como o verbo "ser", o correto é "pego". Exemplo: "O bandido foi pego pela polícia".
Abraços!
Nathalia, com os verbos com duplo particípio, com "ser" e "estar" use a forma irregular, mais curta - foi pego; estava acesa; já com "ter" e "haver", use a forma regular, maior - tinha imprimido; havia pagado/enxugado. Dê uma olhada na lista de "verbos com duplo particípio" na internet. Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro.
Com o verbo "ter" use pegado, com o verbo "ser" use pego:
ter pegado;
ser pego.
As duas formas são consideradas corretas. Pego e pegado são duas formas equivalentes do particípio do verbo pegar. Pegado é o particípio regular e pego é o particípio irregular. Sendo assim, mesmo que haja ainda alguma polêmica acerca da correção da palavra pego enquanto particípio irregular do verbo pegar, o seu uso já se encontra consagrado no dia a dia.
O verbo pegar se refere principalmente ao ato de segurar, colar, contrair. Pode se referir também ao ato de começar, entender e flagrar, bem como ao ato de brigar, assumir etc.