Foto de Karina G.
Karina há 4 anos
Enviada pelo
Site

Pergunta

Na frase “A sensação direta da água nos pés lhe anunciava que era hora de matar a sede [...]”, ocorre o pronome lhe.

É possível alterar a posição desse pronome, transformando o período em “A sensação direta da água nos pés anunciava que era hora de matar-lhe a sede [...]”. Feita a transformação, pergunta-se: que implicação ela traz à frase?

A-No período original, o pronome lhe funciona como objeto indireto do verbo anunciar e pode ser substituído por “a ele, a ela”. No período reescrito, o pronome apresenta valor possessivo (pode ser substituído por sua) e funciona como adjunto adnominal de sede.
 
B- No período original, o pronome lhe funciona como objeto direto do verbo anunciar e pode ser substituído por “ ele, ela”. No período reescrito, o pronome apresenta valor possessivo (pode ser substituído por sua) e funciona como adjunto adnominal de sede.
 
C-No período original, o pronome lhe funciona como objeto direto do verbo anunciar e pode ser substituído por “a ele, a ela”. No período reescrito, o pronome apresenta valor possessivo (pode ser substituído por sua) e funciona como adjunto adnominal de sede.
 
D-No período original, o pronome lhe funciona como objeto indireto do verbo anunciar e pode ser substituído por “a ele, a ela”. No período reescrito, o pronome apresenta valor possessivo (pode ser substituído por sua) e funciona como complemento nominal de sede.
Português Ensino Médio
2 respostas
Professor Zaqueu R.
Respondeu há 4 anos
Contatar Zaqueu
Letra A o gabarito. O pronome lhe desempenha as funções de Objetivo Indireto, Complemento Nominal e Adjunto Adnominal, ele NUNCA será Objeto Direito, assim descarta-se letra B e C. Para diferenciar quando é adjunto ou com. nominal é que no primeiro caso de adjunto o LHE da ideia de posse e pode ser substituído por DELE, no segundo caso de com. nominal sempre terá um verbo de ligação na frase mais um adjetivo. Uma vez que as duas alternativas que sobram falam em valor de posse logo temos um adjunto adnominal.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos
Contatar Miguel Augusto

Karina, letra A: lhe é sempre objeto indireto; matar sua fome - "sua" é adjunto adnominal e acompanha, modifica o sentido de "fome". Ex: a / minha / grande fome

Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro. 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa