Foto de Eliza S.
Eliza há 1 ano
Enviada pelo
Site

Plural ou não?

A festa e o show serão privados.

É correto deixar no plural?

Caso sim, são dois sujeitos: um feminino e outro masculino. Concorda no masculino ou feminino (serão privadas/serão privados)?

Se fosse:

A festa e balada será privada.

Está correto? Tenho duas palavras no feminino e usei apenas o artigo no início. (Deveria usar duas vezes o artigo tb (a festa e a balada)? 

Português
8 respostas
Professora Julia T.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Julia

Na frase "A festa e o show serão privados," a concordância correta é no masculino plural: "serão privados." Isso ocorre porque, quando há sujeitos diferentes no masculino e feminino unidos pela conjunção "e," a concordância geralmente adota o gênero e número do sujeito mais próximo, que neste caso é o masculino singular "o show."

 

Quanto à segunda frase, "A festa e balada será privada," está incorreta. Nesse caso, a concordância deveria ser no plural, assim como nos exemplos anteriores. A frase correta seria: "A festa e a balada serão privadas." Nesse caso, você deve usar o artigo "a" para cada substantivo feminino para fazer a concordância correta no plural.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professora Rosangela A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Rosangela

"A festa e o show serão privados".

Quando o sujeito composto estiver antes do verbo, com sentido de adição,  o verbo também fica no plural.

 

 

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Miguel Augusto

Elisa, veja:

A festa e o show serão privados. - predicativo do sujeito - com verbo de ligação "ser" - concorda no masculino plural: mais de um sujeito

A festa e a balada serão privadas. - predicat. concorda com o sujeito, feminio plural. 

Ou: Festa e balada serão privadas. 

No caso de concordância de adjetivo posposto a mais de um substantivo, leia: https://gramaticaonline.com.br/adjetivo-com-dois-ou-mais-substantivos/#:~:text=Quando%20o%20adjetivo%20posposto%20a,compra%20carros%20e%20ma%C3%A7%C3%A3s%20argentinos. . 

Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro. 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Ursula M.
Respondeu há 1 ano
Contatar Ursula

A festa e o show serão privados = sujeito composto, logo verbo no plural; o objeto direto será no masculino, pois uma das palavras está no masculino, por concordância nominal.

A festa e a balada serão privadas = concordância nominal de número, se o sujeito é composto o predicado deve estar no plural. Concordância de gênero, apenas nomes femininos e o artigo se repete sim.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Érica R.
Respondeu há 1 ano
Contatar Érica

No caso da frase "A festa e o show serão privados," a concordância deve ser feita no masculino plural, ficando corretamente como "serão privados." Isso ocorre porque, quando há dois ou mais substantivos de gêneros diferentes (um feminino e outro masculino) conectados pela conjunção "e," o adjetivo concorda com o gênero masculino e fica no plural.

Portanto, a frase está correta: "A festa e o show serão privados."

No seu segundo exemplo, "A festa e balada será privada," há um erro de concordância. Nesse caso, a concordância correta seria "A festa e a balada serão privadas," uma vez que ambos os substantivos ("festa" e "balada") são femininos, e o adjetivo "privadas" concorda com o gênero feminino no plural.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Vitória M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Vitória
Na frase "A festa e o show serão privados," você está correto em usar o plural "serão privados" porque se refere a dois eventos diferentes, ou seja, "festa" e "show," que são substantivos masculinos. Nesse caso, a concordância correta é no masculino. Agora, no exemplo "A festa e a balada será privada," há um erro de concordância. Como ambos "festa" e "balada" são substantivos femininos, você deve usar o plural "serão privadas" para concordar com ambos. Além disso, o uso do artigo "a" antes de cada substantivo está correto, pois você está se referindo a dois eventos distintos. A frase correta seria: "A festa e a balada serão privadas." Isso mantém a concordância de gênero correta com os substantivos femininos "festa" e "balada" e utiliza o artigo antes de cada um para indicar que são eventos separados.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Wellington N.
Respondeu há 1 ano
Contatar Wellington

Em relação à concordância verbal, a regra básica é que o verbo concorde com o número e o gênero do sujeito da frase. No seu primeiro exemplo, "A festa e o show serão privados", você tem dois sujeitos: "a festa" (feminino) e "o show" (masculino). Nesse caso, o verbo "serão" deve concordar com o sujeito mais próximo, que é "o show" (masculino), então a forma correta é "serão privados."

No segundo exemplo, "A festa e balada será privada", você também tem dois sujeitos, ambos no feminino: "a festa" e "a balada". Nesse caso, a concordância deve ser feita no singular, porque ambos os sujeitos estão no singular. Portanto, a forma correta seria "A festa e a balada serão privadas."

Em resumo:

1. "A festa e o show serão privados" - Correto, com concordância no masculino para "serão privados."
2. "A festa e balada será privada" - Incorreto, a concordância deve ser no plural, com o uso de "a festa e a balada serão privadas."

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Clara A.
Respondeu há 1 ano
Contatar Clara

Em qualquer caso, a frase ficaria no plural. 

 

"A festa e o show serão privados" está correta porque quando há dois núcleos no sujeito sendo um de cada gênero, a concordância fica no masculino plural.

 

"A festa e balada será privada" está incorreta, porque sendo dois núcleos no sujeito, a concordância fica no plural. Quanto ao uso do artigo, ou se coloca a frente de cada núcleo ou não usa (Festa e balada será privada".

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa