Aline,
Poderemos é sim futuro do presente do indicativo (poderei, poderás, poderá, poderemos, podereis, poderão) e podemos, presente do indicativo. (posso, podes, pode, podemos, podeis, podem).
Você pode utilizar um tempo ou outro (o futuro do presente do indicativo ou o presente do indicativo). Ambos são corretos. Mas é preciso ter em mente que existe diferença semântica entre eles.
O evento a que você se refere já está ocorrendo ou ainda vai ocorrer? Se ele já está em curso, é mais adequado você empregar o presente do indicativo, pois ele retrata um fato que transcorre no momento da fala, chamado de presente momentâneo.
O presente do indicativo pode ser usado no lugar do futuro do presente do indicativo para tornar o futuro mais próximo da realidade do falante, como se demonstrasse maior convicção de que o fato futuro vai se realizar. Sua utilização se encontra relacionada ao ato de indicar um fato no futuro próximo, tido como uma realização certa.
Exemplos:
- Daqui a alguns instantes ele volta. [Em lugar de voltará.]
- Viajo [ao invés de Viajarei] no próximo fim de semana.
- Viajo [em lugar de viajarei] amanhã para Belo Horizonte.
- Amanhã nós nos reunimos [em vez de nos reuniremos] de novo.
- Acontece [ao invés de Acontecerá] amanhã o lançamento do livro.
Já o futuro do presente do indicativo se refere a um fato que acontecerá num momento posterior ao discurso, podendo expressar ou exprimir (diferentemente do presente do indicativo) certo grau de incerteza sobre os fatos:
Exemplos:
- Caminharemos 40 quilômetros no percurso de amanhã.
- Eles chegarão ao Rio daqui a dois dias. [chegam conferiria maior grau de certeza à afirmação que se faz.]
- Eu irei ao médico após o fim do expediente. [vou expressaria mais firmeza ou convicção ao que se diz.]
- Seremos nós os responsáveis pela revolução?
Registre-se, por fim, que para o emprego correto da classe dos verbos é conveniente ter conhecimento suficiente das categorias que as flexões verbais indicam (tempo, pessoa, número, modo, voz e aspecto). Dentre estas, destacamos as seguintes: tempo (que localiza ação, processo ou estado em relação ao momento da fala), modo (indica a atitude do emissor quanto ao fato por ele enunciado, que pode ser de certeza, dúvida, temor, desejo, ordem, etc.) e aspecto (fornece detalhes a respeito do modo de ser da ação, se é unitária, momentânea, prolongada, habitual, etc.)