Olá, queridos Profes. Como vão? O senhores poderiam verificar, por favor, se o poema que minha mãe fez está escrito de acordo com as regras da norma culta. Eu verifiquei, mas não sou professor tal como vocês rs; por isso lhes peço ajuda para revisar se há algum erro na gramática, pontuação, regência ou concordância.... Desde já, agradeço a atenção!
Poema:
O convite
No meio do dia, o sol abrasador.
O clima árido típico do deserto
Um seixo amarrado no jarro rompe-se o silêncio.
Insaciável era a sede.
O poço profundo e o jarro insuficiente.
Um olhar fixou em seu semblante.
Momento valoroso de um encontro precioso.
Disse-me:
Coragem!
Desembrulhe o presente.
Desate a ferida do inocente.
Ofusque os traumas reluzentes.
Memórias e Histórias.
Dor e Glória.
Siga em frente.
Viva o presente.
Retenha o passado.
Já diz o sábio ditado.
Recomeço.
Uma nova história.
Um povo perdido.
Outrora.
Arrependimento.
Trouxe o perdão.
Abra os olhos, veja a reconciliação.
A esperança é a provisão.
Autora: Maria Odete Cezar
Olá! Muito lindo !A poesia tem licença poética, ela é uma arte. No seu texto não há erros, mas se houvesse a poesia é uma arte e não está presa aos padrões da gramática normativa.
Olá, Junior,
Aí vai:
O convite
No meio do dia, o sol abrasador.
O clima árido típico do deserto,
Um seixo amarrado no jarro. Rompe-se o silêncio.
Insaciável era a sede.
O poço profundo e o jarro insuficiente.
O olhar fixou-se em seu semblante.
Momento valoroso de um encontro precioso.
Disse-me:
"Coragem!
Desembrulhe o presente.
Desate a ferida do inocente.
Ofusque os traumas reluzentes.
Memórias e Histórias.
Dor e Glória.
Siga em frente.
Viva o presente.
Retenha o passado.
Já diz o sábio ditado...
Recomeço.
Uma nova história.
Um povo perdido.
Outrora:
Arrependimento.
Trouxe o perdão.
Abra os olhos, veja a reconciliação.
A esperança é a provisão."
Obs.: É muito complicado revisar poemas pois a poesia opera de uma forma diferente da prosa, ou seja, a "lógica" do poema, sua sintaxe, até mesmo sua pontuação são muito intrínsecas às imagens e à musicalidade que o autor pretende construir e transmitir. Um exemplo: "Já diz o sábio ditado"; que ditado? Como não há uma referência explícita a de que ditado se trata, sugeri o uso de reticências nesse verso. Sugeri também o uso de aspas para marcar a fala desse "ser" que se anuncia para o eu-lírico, bem como outros pequenos apontamentos.
E viva a Poesia!
Prof. Fábio