Bom dia. Tenho uma dúvida muito urgente (entrego um livro revisado amanhã), o tipo de dúvida que há anos me acompanha e que ninguém me explica. Num trecho entre aspas, quando esse trecho termina com interrogação ou exclamação e logo em seguida outro período se inicia (na mesma linha), devo ou não colocar um ponto depois das aspas? Por exemplo:
Então me veio a pergunta: “Quanto tempo vai levar até que você encontre alguém como você?”. Comecei, então, a fazer...
Este ponto sublinado e que destaquei em cor-de-rosa antes de "Comecei", ele existe ou eu devo escrever "... como você?" Comecei, então..."?
E caso não haja outro período e comece um novo parágrafo, existe ou não este ponto?
Um abraço e obrigado desde já pela atenção!
Alex, a propósito é conveniente registrar também quando a pontuação, no fim da frase, fica dentro das aspas e quando fica fora das aspas.
Lembra Celso Pedro Luft, em Novo Guia Ortográfico, que "Quando a pausa coincide com o final da expressão ou sentença que se acha entre aspas, coloca-se o competente sinal de pontuação depois delas, se encerram apenas uma parte da proposição; quando, porém, as aspas abrangem todo o período, sentença, frase ou expressão, a respectiva notação fica abrangida por elas:
"Mísera! tivesse eu aquela enorme,
aquela Claridade imortal, que toda a luz resume!"
"Por que não nasci eu um simples vaga-lume?"
(Machado de Assis.)
José Maria da Costa, em Manual de Redação Profissional, preceitua: Se o sinal de pontuação pertence à citação, fica ele dentro das aspas, como o ponto de interrogação no seguinte exemplo:
Observe que no exemplo acima, uma vez que as aspas não abrangem todo o período, mas apenas uma citação dentro dele (intercalada), é possível e necessário o emprego do ponto final após a interrogação e as aspas de fechamento. No exemplo por você citado, o uso do ponto final seria incorreto e desnecessário, porquanto as aspas abarcam todo o período ( “Quanto tempo vai levar até que você encontre alguém como você?” ).
Se, porém, pertence o sinal de pontuação ao autor, fica ele depois das aspas, como é o caso do ponto final no seguinte exemplo:
Para Luiz Antônio Sacconi, "o ponto vem após as aspas", se “não foram estas que deram início ao período”.
Exemplo:
E as aspas aparecem depois da pontuação quando abrangem todo o período.
Exemplo:
Ainda para a ordem de colocação entre as aspas e o ponto, Cândido de Oliveira estabelece duas regras:
a) “Primeiro ponto final e por último aspas, se toda a declaração (o período inteiro, da maiúscula inicial ao ponto final) estiver entre aspas":
b) "Primeiro aspas e depois ponto final, se somente a parte derradeira do período receber aspas":
Alex, veja:
... pergunta: "Quanto tempo ... como você?" Comecei, então, a fazer ... - o ponto de interrogação já encerra o período, e o ponto final não deve ser usado ali.
Leia mais: https://www.migalhas.com.br/coluna/gramatigalhas/15068/aspas
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Bom dia, Alex! Como vai? No caso de um trecho entre aspas que termina com uma interrogação ou exclamação, você deve seguir a seguinte convenção:
Se o trecho entre aspas faz parte da mesma sentença que continua após as aspas, você deve colocar a pontuação (interrogação, exclamação, ponto final, etc.) dentro das aspas. Por exemplo:
Se o trecho entre aspas é uma pergunta ou exclamação independente e não faz parte da mesma sentença que segue, você pode usar a pontuação dentro das aspas e depois iniciar uma nova sentença com letra maiúscula. Por exemplo:
Portanto, no seu exemplo:
"Quanto tempo vai levar até que você encontre alguém como você?" Comecei, então, a fazer...
A formatação está correta, com a interrogação dentro das aspas, e não é necessário um ponto após as aspas, uma vez que a pergunta faz parte da mesma sentença que continua no próximo trecho. Se houver um novo parágrafo após as aspas, você inicia o novo parágrafo com letra maiúscula, mas não precisa de um ponto após as aspas. Espero ter ajudado! :)