Entender a diferença entre "por que", "porque", "por quê" e "porquê" pode ser um pouco confuso, mas vou explicar cada uma dessas formas:
Não sei por que você não foi à festa. (pergunta indireta)
Porque (junto e sem acento): É uma conjunção que significa "pois" ou "uma vez que" e é usado para responder ou justificar algo. Exemplo:
Eu não fui à festa porque estava cansado.
Por quê (separado e com acento, sempre no final de uma frase): Usado também em perguntas, mas aparece no final da frase. Exemplo:
Eu não fui à festa. Por quê?
Porquê (junto e com acento): É um substantivo que significa "o motivo" ou "a razão". Exemplo:
Resumindo: - Por que: pergunta (separado) - Porque: explicação/justificativa (junto) - Por quê: pergunta no final da frase (separado) - Porquê: o motivo, substantivo (junto)
Espero que isso ajude a esclarecer as diferenças! Se tiver mais dúvidas, é só perguntar.
O USO DO PORQUÊ
MP
Oi Ricardo: Por que / Por quê / Porque ou Porquê?
Esclarecendo o emprego dos porquês.
1 - Por que
O por que tem dois empregos diferenciados:
A - Quando é a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que tem o significado de “por qual razão” ou “por qual motivo”:
Exemplo: Por que você não vai ao cinema? Não sei por que não quero ir.
B - Quando é a junção da preposição por + pronome relativo que tem o significado de “pelo qual” e poderá ter as flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais.
Exemplo: Sei bem por que motivo permaneci neste lugar.
2 -Por quê
Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o porquê deverá vir acentuado e continuará com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.
Exemplos: Vocês não comeram tudo? Por quê?
Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.
3 -Porque
É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”.
Exemplos: Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova.
Não vá fazer intrigas porque prejudicará você mesmo.
4 -Porquê
É substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.
Exemplo: O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada.
Diga-me um porquê para não fazer o que devo.
EXERCÍCIOS
C - Nunca saberei porquê você não me deu aquele jogo.
D - Ele era gordo porque só comia doce.
E - Porque era gordo, ninguém acreditava que emagreceria.
2 - Marque a alternativa que corresponde às lacunas da frase: “Me diz, ___ você não tira férias? Me dê um ___! É que toda vez que pergunto recebo a mesma resposta, mas ainda continuo sem entender ___.”
A -porque – porque - porquê
B - por que – por que – por que
C - por quê – por quê - porquê
D -por que – porquê – por quê
3 - Assinale a alternativa que preenche a lacuna desta frase: “Cancelamos o churrasco ___ estava chovendo muito”.
A - porquê
B - por quê
C -porque
D -por que
4 - Explique o motivo da utilização dos “porquês” neste trecho: “Estou cansada, porque trabalho o dia inteiro. Além disso, não gosto de shows ao vivo e todos sabem o porquê.”
A - Os dois porquês são utilizados aqui para trazer a explicação para o cansaço do sujeito e para o fato deste não ir ao show ao vivo, um estando sem acento porque está no início da frase e o outro levando acento porque está no final da frase.
B - A primeira forma indica a explicação para o sujeito estar cansado, tendo o valor de “pois”. A segunda é um substantivo, o qual indica que o sujeito não gosta de shows ao vivo e que todos sabem disso, sendo substituído por “motivo”.
C -A primeira forma indica motivo, tendo o valor de “pois”, não sendo acentuado porque não é um substantivo. A segunda também indica um motivo, não sendo substantivo e levando o acento apenas porque está no final da frase.
D - A primeira indica causa, tendo o valor de “pois”, não estando acentuado porque é um substantivo e que está no início da frase. A segunda também indica causa, estando acentuado porque é um substantivo que está no final da frase.
5 - Assinale a alternativa em que o “porque” (junto, sem acento) vem para indicar causa:
A -Fiquei feliz, porque estou melhor.
B - Não corra muito rápido, porque você pode cair.
C - Foi correndo para a escola porque tinha prova.
D - Ligue daqui cinco minutos, porque depois disso vou sair.
Ricardo, é fácil. Veja:
https://www.ufla.br/dcom/2018/05/22/uso-do-porque-porque-por-que-ou-por-que/ .
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.