Foto de Joy S.
Joy há 6 anos
Enviada pelo
Site

Português - derivação imprópria

GAB C Não entendi, algum professor pode ajudar? Obg! 9. O processo de derivação imprópria de palavras compreende a mudança de classe de uma palavra, estendendo-lhe a significação. Assinale a alternativa cujo excerto apresenta tal processo de derivação na palavra em destaque. (A) “A cultura é o sedimento da tentativa incessante de tornar possível [...]” (B) “[...] o lugar que ele ocupa na existência [...]” (C) “[...] todo tipo de sociedade e toda época histórica têm os seus próprios medos [...]” (D) “Os medos que o poder transforma em mercadoria política e comercial [...]” (E) “[...] a necessidade de preencher o abismo que separa o transitório do eterno [...]”
Português Geral
3 respostas
Professor Rodrigo X.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 anos
Contatar Rodrigo
Bom dia! O GABARITO CORRETO É A LETRA E, NÃO A LETRA C. Derivação Imprópria ocorre quando uma palavra, sem sofrer nenhum acréscimo (tanto de prefixo quanto de sufixo), muda de classe gramatical, a partir do contexto em que se encontra inserida. No caso em questão, isso ocorre apenas na alternativa E: "a necessidade de preencher o abismo que separa o transitório do eterno". Nessa alternativa, a palavra TRANSITÓRIO (que geralmente é um adjetivo) foi transformado em SUBSTANTIVO através da adição do artigo "O". Por isso, trata-se de uma derivação imprópria. Outro exemplo no mesmo estilo: Ele é FEIO (feio é adjetivo). O FEIO sempre é rejeitado (agora feio desempenha papel de substantivo; outra classe gramatical; derivação imprópria). Espero ter ajudado.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 anos
Contatar Miguel Augusto
Joy, a correta é a E, pois "transitório" e "eterno", que são adjetivos, mudam de classe - substantivo - nesse exemplo, sem acréscimo de prefixo ou sufixo, o que caracteriza a derivação imprópria. Na pedagogia, utiliza-se muito esse processo: o fazer pedagógico, o aprender, o ensinar etc. Aqui, visando à clareza, ressalte-se que é preferível usar o verbo, que exprime claramente uma ação e seu sujeito, tempo e modo, a um nome, que indica coisa, pessoa e estado. Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Carla M.
Respondeu há 6 anos
Contatar Carla
Letra A, por ter assumido papel semântico de substantivo

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa