Ana,
Não há verbos intransitivos em nenhum dos dois casos.
Especula-se ... - o verbo é seguido de "se" com função de partícula apassivadora e está na voz passiva sintética.
Fala-se ... da grande vitória - o verbo é transitivo indireto (ligado ao objeto indireto pela preposição "da")
Para ver quando o "se" é IIS ou pronome apassivador, acesse:
https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint55.php
Espero ter ajudado.
At.te,
Prof. Miguel Augusto Ribeiro
Olá, Ana. Resposta: não.
O verbo "especular" apresentado na frase como "especula-se" tem o sentido de "estudar", "pesquisar minuciosamente", sendo assim, ele é um verbo transitivo direto preposicionado (em+esse = nesse). Já o verbo "falar", conforme escrito no texto ("fala-se"), exige a preposição "de". Como foi usado o artigo "a" antes do adjetivo "grande", temos a fusão da preposição "de" com o artigo "a", cujo resultado é o vocábulo "da" e a expressão "da grande Vitória" é o objeto indireto da frase. Abraço e bons estudos! Prof. Adriano Rodrigues.
Lembre-se: não é interessante você decorar a transitividade do verbo (como algo invariável), pois dependendo do contexto ele pode ser VTD, VTI, VTDI ou VI.
Na primeira oração, em verdade, temos voz passiva sintética ("especula-se" , em que o pronome "se" é partícula apassivadora - sobre "algo" é especulado), enquanto na segunda oração temos sujeito indeterminado (temos, aí, marcante índice de indeterminação do sujeito, em que o "se" explicita isso, seguido de preposição - contração "de" + artigo "a"). Portanto, não há verbos intransitivos.