Foto de Paulo C.
Paulo há 4 dias
Enviada pelo
Site

Posso falar "Oração subordinada restritiva/explicativa" A

Posso falar "Oração subordinada restritiva/explicativa" Ao invés de "Oração subordinada adjetiva restritiva/explicativa"
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 4 dias

No contexto da gramática portuguesa, é mais preciso utilizar "oração subordinada adjetiva restritiva" e "oração subordinada adjetiva explicativa". Isso ocorre porque essas orações desempenham a função de adjetivos na frase, qualificando ou explicando o substantivo ao qual se referem.

  • Oração subordinada adjetiva restritiva: Restringe ou especifica o significado do substantivo, ou seja, é essencial para definir o antecedente. Exemplo: "Os alunos que estudam diariamente obtêm melhores resultados."

  • Oração subordinada adjetiva explicativa: Adiciona uma informação extra ou acessória ao substantivo, sem restringir seu significado. Normalmente, é separada por vírgulas. Exemplo: "Os alunos, que estudam diariamente, obtêm melhores resultados."

Ao retirar a palavra "adjetiva", a especificidade sobre o papel da oração no contexto gramatical fica menos clara. Por isso, é recomendado usar "adjetiva" para evitar ambiguidades e ser mais preciso quanto à função da oração.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor