A forma verbal “permitem” (L.1) apresenta-se com a mesma regência que “discordamos” (L.42), embora com um tipo diferente de sujeito.
O que preciso estudar para acha a resposta da questão?
Márcio,
sinto, meu caro, mas sem a pergunta, torna-se impossível ajudar. Nem sequer posso dizer o que estudar. Pois deveria ser regência mas aí .... há verbos cujas regência são divergentes. Mande a questão inteira que eu digo o que você deve estudar.
Achei a pergunta... Era um concurso em Brejo de Areia... peguei a prova. Acabei de dar aula para um fuvestiano... Vou dormir um pouco, pois estou dando aula desde manhãzinha. Volto mais tarde e, se ninguém o ajudou, eu ajudo, mostrando o caminho p seu estudo... Livros etc.
Volto à noite..
*** Voltei...
Você tem de estudar morfologia, loucamente. Sabe o que aprendia quando ia à escola com sua mãe: substantivo, próprio ou comum? Lembra-se. Estude classe de palavras muito bem. Caminhe sobre um texto como se ele fosse uma floresta e você um biólogo. Classifique bem tudo. Depois começa a estudar sintaxe que é a ligação entre essas espécies que você acha na floresta das palavras. Elas se ligam assim como você se liga a seu pai ou amigo. Que tipo de relação? Ele manda em você? Você manda nele?
Isso de mandar é regência. O verbo é rei e manda no súdito, você... Mas para saber se o verbo é o tal você tem de estudar - depois de saber bem as classes de palavra- a sintaxe ( quem manda em quem). Compre livros do professor - em sebo é baratinho=- em sebos... E faça quilos de exercício de período simples.
Entao, depois de ter compreendido as ligações entre palavras, o quem manda em quem, você pode estudar REGÊNCIA VERBAL. Regência é tudo.
Prefiro charuto do que baseado de maconha.
Olha só que erro! Se bem que sempre seja melhor o charuto à maconha. Mas não existe o prefiro DO QUE. Quem prefere prefere X a Y. Só isso.
É decoreba também. Podemos decorar coisas. Decorar não ofende. Mas antes volte ao tempo do primário e comece a estudar as classes de palavra. No google você achará exercícios com respostas. Mas antes busque a teoria em livros. PORTUGUÊS EM 44 LIÇÕES DE PLATÃO SAVIOLI É BOM , LIVRO VELHO MAS BOM. COMPRE COM RESPOSTAS AO PROFESSOR.
BOA VIDA. BONS ESTUDOSs.
Márcio, sem o contexto fica difícil, mas podemos inferir que o sujeito de "permitem" é eles ou sujeito oculto - não presente na frase - ou indeterminado. Já "discordamos" se refere a nós ou é sujeito oculto. Saiba mais: https://www.infoescola.com/portugues/tipos-de-sujeito/. Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro.