"Que Deus te dê em dobro tudo o que me desejas" está escrito corretamente? Tem que ser subjuntivo por expressar um desejo? O te deve ser usado como pronome oblíquo de tu? Desejas está no tempo correto adequado?
Bom dia, Luci. Está tudo certo sim, a resposta é "sim" para todas as suas perguntas. Feliz Natal!
Olá, Luci!
A frase "Que Deus te dê em dobro tudo o que me desejas" está, sim, escrita corretamente. Porém, é preciso analisar se ela está adequada ao contexto do discurso. Vamos, porém, em partes, respondendo suas perguntas.
O pronome "te" está corretamente usado, tanto por ser a forma adequada à sua função de objeto, quanto pela concordância verbal que foi obedecida.
O verbo "dar" ("dê") deve estar no subjuntivo, por ser um desejo ou sentimento da primeira pessoa do discurso, que é o sujeito elíptico ("EU DESEJO que Deus te dê...").
Quanto ao verbo "desejas", a forma adequada a ser utilizada depende de aspecto semântico vinculado ao contexto do discurso. Assim sendo:
- se o desejo da segunda pessoa do discurso é fato presente, usa-se o presente do indicativo "desejas" ("Que Deus te dê em dobro tudo o que me desejas");
- se o desejo da segunda pessoa do discurso é fato passado, usa-se o pretérito perfeito do indicativo "desejaste" ("Que Deus te dê em dobro tudo o que me desejaste");
- se o desejo da segunda pessoa é apenas uma possibilidade futura, uma hipótese, usa-se o futuro do subjuntivo "desejares" ("Que Deus te dê em dobro tudo o que me desejares").
Note que há nuances semânticas distintas em cada caso. Portanto, você deve analisar o contexto em que a frase é dita e, a partir disso, definir o tempo e o modo verbal adequados.
Espero ter ajudado!
Está correto.