tirinha: personagem 1: Letra A, aonde você vai? personagem 2: Á praia! vou ver a crase personagem 1: Este é o caminho do campo. personagem 2: Ao campo eu não vou personagem 2: A crase me quer á meia noite, em frente á orla para um file á parmegiana, á luz da lua personagem 1: Às vezes as crases são muito exigentes. fim! pergunta: Uma das razões atribuidas para o emprego da crase é justamente a regência verbal que está ligada diretamente a predicação do verbo. Na tirinha acima, o autor brinca com esse emprego. Indique a predicação dos verbos IR e EXIGIR, a seguir justifique o emprego ou não da crase no contexto.?
Ficaria mais claro se você pudesse mandar a própria tirinha, porque ela é uma mídia verbo-visual (ou seja, o texto e a imagem são igualmente essenciais). Porém, vou tentar te ajudar só com o texto que você pôde passar.
Existem 3 regras básicos pro fenômeno da crase:
1) O verbo exige a preposição "a" no seu complemento
2) O complemento do verbo ser um substantivo feminino
3) A crase aparece em expressões que indiquem modo (ex: à parmegiana, à moda da casa, etc)
No caso das regências dos verbos ir e exigir.
Ir é, segundo a gramática normativa, um verbo transitivo indireto que exige a preposição a, e como o seu complemento nesse contexto é "a praia", ocorre o fenômeno da crase.
Exigir tem 2 possibilidades, e a que exige preposição é: verbo transitivo direto-indireto. Você exige algo a alguém. Porém, nessa tirinha, não encontrei o uso do verbo exigir, mas sim do adjetivo exigente.
Maria Eduarda, é tranquilo:
IR - ir a algum lugar, precisa de preposição "a", portanto diante de palavras femininas há crase: Vou à aula/escola/biblioteca/casa da minha amiga. // Vou ao centro/shopping/restaurante.
EXIGIR - exigir algo, não há preposição. Exigo respeito/atenção. Nos quadrinhos, é usado como predicativo do sujeito: as crases são exigentes, portanto não há predicação verbal desse verbo.
Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro.