Boa tarde!
Tenho muitas dúvidas a respeito das preposições que os OI's podem assumir, entre elas está o "com". A dúvida surgiu-me quando li a frase "ele não se motivou com a música"; na frase em questão, pensei tratar-se de um adjunto adverbial de companhia, mas não vi sentido ao mudar "com" por uma palavra semelhante, como "junto" ("[...] não se motivou junto a música" ??", e também não acho que a preposição "com" esteja com sentido de estar próximo fisicamente a alguém, fazer-lhe companhia... Enfim.
No entanto, também me surgiu a dúvida a respeito de se tratar de um OI (objeto indireto), pois não vejo a preposição "com" como muito usual para tal função. Assim, a lógica que eu usaria seria a famosa pergunta "se motivou com o quê? = com a música".
Qual concordância está correta?
Olá Filipe.. vamos lá....
Esteja atento ao objeto do motivou.. em verdade... é o "se"... motivou " a si mesmo"... É um pronome reflexivo. A ação volta para o sujeito no objeto.
Sem dúvida "com a música" é adjunto adverbial pois está modificando o verbo.. agora sobre a circunstância e semântica do pronome.. Vamos lá também.. É fato que preposições carregam semântica.. mas correlacionadas ao contexto.. e é preciso cuidar para não ficar tentando atribuir e decorar circunstâncias nos adjuntos adverbiais. Eles devem ser discernidos no contexto... e inclusive podem manifestar mais de um sentido... precisa perceber o que é dominante...
Neste caso.. podemos entender: com.. como acompanhado da música.. sim.. podemos.. portanto companhia
com... através da música.. sim... podemos.. portanto.. meio...
com... ao modo da música... sim.. podemos.. portanto.. modo
com... por meio da música... sim.. podemos.. portanto.. instrumento...
A contextualização do significado é fundamento para uma boa percepção da comunicação...
Abraços.