Olá, tudo bem ? Eu estava resolvendo algumas questões de concursos, e me deparei com uma questão onde é pedido que seja indicado o número de artigos e preposições no período. Como minha resposta não corresponde ao gabarito oficial, gostaria de identificar o meu erro. Esta é a questão:
" Existem, por exemplo, os que trazem as partes subterrâneas das
plantas, como bulbos, raízes e tubérculos que eles comem, além
de fezes. (L.61-63)
No período acima, há
(A) dois artigos e duas preposições.
(B) dois artigos e três preposições.
(C) três artigos e duas preposições. "
Eu identifiquei 3 artigos e 3 preposições. Sendo os artigos: os, as, das (de +as); as preposições: por, das ( de + as), de. No entanto, o gabarito oficial indica a alternativa B como a correta. Caso possam me ajudar, agradeço imensamente.
Milene,
Existem, por exemplo, os que trazem as partes subterrâneas das
plantas, como bulbos, raízes e tubérculos que eles comem, além
de fezes.
Este "os" em negrito não é artigo, é pronome, pois está no lugar de um substantivo. Também não poderia ser um artigo, pois não se refere a nenhum substantivo. Veja que o artigo "as" não pode dispensar a palavra "partes", pois não é um pronome, e a frase ficaria sem sentido.
Espero ter ajudado,
Elisa
Cara Milene,
Conforme já apontado, o seu erro consistiu em considerar artigo o os, quando, na realidade, se trata de pronome substantivo demonstrativo (*), correspondente a aqueles. O os foi utilizado para evitar a repetição de “membros” (...os membros que trazem...)
Seus membros [integrantes das colônias do rato-toupeira-pelado] desempenham diferentes funções. Existem, por exemplo, os que [aqueles que] trazem as partes subterrâneas das [de + as] plantas, como bulbos, raízes e tubérculos, que eles comem, além de fezes. (**)
(A) dois artigos e duas preposições.
(B) dois artigos e três preposições.
(C) três artigos e duas preposições.
(D) três artigos e três preposições.
>>> opção correta é, portanto, a B, e não a D.
------------------------------------------------------------------
( * )
=> Pronome substantivo: pronome que nunca se usa junto a um nome, e sim, sempre substituindo-o, podendo ser demonstrativo, indefinido, interrogativo etc. (p.ex., isto, isso, aquilo, algo, alguém, ninguém, quem, tudo, nada).
=> Pronome demonstrativo: pronome adjetivo ou substantivo que tem função díctica, ou seja, situa (no espaço ou no tempo) os seres e as coisas mencionados num enunciado em relação às pessoas que participam da comunicação.
=> Pronome adjetivo: pronome que modifica um substantivo, dando ideia de posse, de localização espacial ou temporal, de quantidade indeterminada, de indefinição, etc. (p.ex.: meu, teu, seu, este, esse, aquele, algum, nenhum, certos, vários, um etc.). A classificação de uma palavra em pronome substantivo não invalida a sua classificação de acordo com os tipos de pronomes existentes, como pessoal, possessivo, demonstrativo Os pronomes substantivos são diferentes dos pronomes adjetivos. Enquanto os pronomes substantivos substituem o substantivo numa frase, os pronomes adjetivos acompanham e atribuem características ao substantivo.
>>>>
(**) - O fragmento de texto citado foi extraído de artigo de autoria de Frankie Adkins (BBC Future), publicado nos portais BBC NEWS BRASIL e TERRA em 07/01/2023 com o título “O mamífero [o rato-toupeira-pelado] que não envelhece e pode ser a chave para humanos vencerem o câncer”. O referido artigo foi utilizado em prova de concurso do CISTRI (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde), realizado em 2023, para o cargo de Assistente Administrativo.
Milene, veja:
Existem, por exemplo, os que trazem as partes subterrâneas das - preposição de + artigo as - plantas, como bulbos, raízes e tubérculos que eles comem, além de fezes.
Portanto, há 2 artigos e 3 preposições, sendo que "os" é pronome demonstrativo e se refere a termo mencionado anteriormente.
Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Olá,
A outra conjunção presente é a palavra "como" que desempenha diversos sentidos dependendo do contexto.
"Quando posposto a ele, se puder subentender a forma nominal caracterizada pelo gerúndio do verbo ser (sendo), ou houver a possibilidade de ser substituído pela locução “na qualidade de”.
Neste caso, a palavra como sempre introduz um predicativo na oração.
Espero ter ajudado.