A minha dúvida é a seguinte, se eu estiver narrando uma história no passado e estivar falando do que esperava que fosse acontecer, ou seja um futuro hipotético do passado, como devo escrever isso? Mais especificamente,"tudo ia dar certo, eu só precisava continuar me esforçando no meu trabalho", ou "tudo iria dar certo, eu só precisava continuar me esforçando no meu trabalho"? Ia é compreendido tranquilamente no uso coloquial, mas é correto no uso formal, escrito? Obrigada desde já!!!
Oi, tudo bem?
Esses dois tempos verbais têm algo em comum que é o seu aspecto inconclusivo. Então existem situações em que dá para usar os dois mesmo.
É importante sempre prestar atenção à correlação verbal, ou seja, à relação que os verbos estabelecem entre si.
No seu caso, é um trecho que se localiza no pretérito imperfeito mesmo, como marcado pelo "precisava". Então, se continuarmos usando esse imperfeito no "ia" está ok: todos os verbos ficam nesse tempo, marcando esse pretérito que dura no tempo e é "inconcluso".
Se usarmos o futuro do pretérito, continuamos nesse plano inconcluso, próximo ao de uma hipótese, afinal ele marca um acontecimento futuro em relação ao passado. Aqui, a correlação também seria respeitada: o passado ficaria marcado pelo imperfeito "precisava" e o verbo "iria", no futuro do pretérito, marcaria o acontecimento futuro.
Espero ter ajudado! :)
Kerollayne, sim, você já entendeu:
"FUTURO DO PRETÉRITO SIMPLES
Esta forma verbal em -ria refere-se a um fato posterior (= futuro) a um dado momento já passado (= pretérito) de que se fala; é, pois, um futuro dentro do passado: O inspetor avisou que só chegaria às 10 horas." (Kury, in filologia.org)
Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Olá! Boa noite. Tudobem?!!
Vamos lá! É simples. Neste caso específico, tu te reeferes ao emprego do futuro do pretérito do modo indicativo cuja pista textual é o uso "RIA". Assim: "Nós podeRÍAmos almoçar juntos, contudo não havia lembrado do comprimisso que tinha. Deu pra entender.
Propósito de uso do verbo: campo da possibilidade.