Questão 4- Haja vista a variedade das produções de Gregório de Matos no Barroco brasileiro, o poeta traduziu em seus poemas o espírito da época, revelando a dualidade do homem e as contradições entre carne e alma, entre mundano e sagrado. Passou do amor puro à entrega erótica, arrependendo-se em algumas ocasiões.
As produções em que tal arrependimento é exposto e o eu lírico pede perdão a Deus fazem parte de que vertente?
texto se precisar de ajuda:
Olá,
Gregório de Matos expressa na sua poesia de vertente religiosa os conflitos entre a realidade do corpo e da matéria e a aspiração a uma verdade de natureza espiritual. Esse contraste, tão típico da estética do Barroco, permeia também a sua poesia amorosa, nas quais o ser amado oscila entre a mulher angelical e a figura demoníaca que lhe perturba a ascensão ao Divino.
No entanto, os poemas que você colocou aqui não são de Gregório de Matos. Trata-se de dois exemplos de cantigas comuns à época do Trovadorismo português: a primeira é marcada pela sátira mordaz a costumes e a pessoas típica das cantigas de escárnio e de maldizer; a segunda cantiga é um exepmlo de cantiga de amor, na qual o eu-lírico masculino declara seu amor pela mulher inacessível.
Boa sorte e até mais!!
Prof. Fábio Santos