Nicoli, veja:
Ele é que sabe, e vai desmatando o (rio) Amazonas de minha ignorância. - "o" aqui é artigo, mesmo.
Ela estuda francês e o faz porque deseja ampliar sua visão de mundo. - aqui é pronome pessoal oblíquo átono e substitui "estuda francês": faz o quê? Função de objeto direto.
Fiz a receita e repeti-a no mês seguinte. - idem; função de obj. direto, substituindo o nome "receita".
Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Na frase "Ele é que sabe, e vai desmatando o Amazonas de minha ignorância", o "o" é classificado como pronome e não como artigo porque está substituindo o substantivo "Amazonas" e está sendo usado para dar ênfase à ideia de desmatamento da ignorância. Quando um pronome está substituindo um substantivo específico e conferindo-lhe maior destaque ou ênfase, como é o caso aqui, ele atua como pronome demonstrativo.
Nicoli,
Se classificado foi como pronome (sabe-se lá onde, pois você não disse), incorreto está, porquanto de fato se trata do artigo definido masculino singular o, que antecede e determina o substantivo rio ou estado (elíptico, subentendido).
A propósito, vale a pena rememorar, a título meramente de curiosidade, que em o amazonas tem-se dupla silepse (1): de gênero e de número. Como se sabe, amazonas é substantivo feminino plural, e o o, artigo masculino singular. O registro o amazonas em vez de as amazonas se justifica pelo fato de estar subentendida (oculta) a palavra rio ou estado.
-------------------------------------
(1) A silepse é a figura de sintaxe que consiste em uma concordância não fundamentada nas regras gramaticais da língua, e sim com uma concordância ideológica dos sentidos que as palavras expressam, ou ainda com o sentido que as relações entre elas revelam. A silepse abarca praticamente todo o campo da concordância, tomando como princípio o aspecto ideológico da língua, e não a perspectiva gramatical.