Bom dia!
Estou com dúvida em uma resposta que o prof. Vinícius deu a uma colega aqui da comunidade:
"A vírgula só é obrigatória, em casos assim, quando o complemento vem anteposto ao verbo e é repetido por um pronome enfático, conforme salienta Rocha Lima (2018, p. 554)."
Exemplo:
A você, não lhe devo.
O livro, não o comprei.
O que seria pronome enfático? Quais são os pronomes enfáticos nas frases acima?
Estas frases poderiam ser escritas da forma abaixo?
Não devo a você
Não comprei o livro
João, veja:
A você, não lhe devo. - não devo a você (lhe); lhe - enfático
O livro, não o comprei. - não comprei o livro (o); o - enfático
As vírgulas estão corretas.
"Podem também atuar como objeto pleonástico, em virtude de escolhas estilísticas advindas do próprio emissor, cujo intento é conferir um caráter enfático à mensagem. Nesse sentido podem se classificar tanto como direto quanto indireto. Vejamos ambos os casos:
As fotos da viagem, guardou-as com carinho.
Aos clientes novatos, não lhes concedemos desconto algum." (preparaenem)
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Olá, João. Tudo bem? Fazendo uma breve pesquisa e lendo a resposta do professor Vinicius, posso te dizer que pronome enfático não é um assunto trabalhado com muita clareza nas nossas gramáticas. Porém, o conceito não é difícil de entender. Pronome enfático seria, portanto, um pronome repetido na oração (em casos de deslocamento do objetivo) a fim de enfatizar uma informação. Por exemplo, nas orações que você colocou ali está escrito o seguinte:
"A você, não lhe devo."
O objeto "A você" foi deslocado para o início da oração, certo? Assim, o autor da frase escolheu colocar o pronome "lhe". Mas esse pronome não é obrigatório, pois ele está ali apenas enfatizando a quem o sujeito não deve, que no caso é "a você". "Você" já é um pronome (da 3° pessoa que usamos como 2°), portanto não precisaria usar o "lhe".
Os pronomes enfáticos dos exemplos que você deu são "lhe" e "o", respectivamente. E sim, as orações poderiam ser escritas da seguinte forma:
"Não devo a você."
"Não comprei o livro."
Na verdade, essa é a maneira mais comum de escrevermos e falarmos em português; a chamada ordem direta, em que primeiro vem o sujeito (Eu), depois o verbo (devo/comprei) e por fim o objeto (a você/o livro).
Espero ter ajudado!