Nicoli, é um pronome adjetivo, que qualifica "escola", e não se refere a "escola", pois o acompanga.
Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
A alternativa D) está incorreta, mas não pelos motivos que você mencionou. Vamos analisar:
D) Na linha 5, a contração “desta” foi empregada para se referir ao vocábulo escola, citado anteriormente.
A razão pela qual a alternativa D) é considerada errada não tem a ver com a necessidade de substituição por "dessa" ou uma questão de qualificação versus referência. O uso de "desta" ou "dessa" depende do contexto de proximidade ou distância (física, temporal ou de ideia) em relação ao falante ou ao ponto de referência estabelecido no texto. "Desta" é uma contração da preposição "de" com o artigo definido "esta", indicando proximidade ou ênfase na coisa mencionada (neste caso, a escola), enquanto "dessa" é a contração de "de" com "essa", indicando uma certa distância ou uma referência menos imediata.
A questão de ser um pronome adjetivo também não se aplica aqui. "Desta" funciona como um pronome demonstrativo neste contexto, e é perfeitamente normal e gramaticalmente correto usar pronomes demonstrativos para se referir a algo mencionado anteriormente no texto, proporcionando clareza ou ênfase.
O motivo pelo qual a alternativa D) não é a correta é simplesmente porque o uso de "desta" para se referir a "escola" citada anteriormente está gramaticalmente correto e é um uso apropriado de um pronome demonstrativo para indicar referência e proximidade. O pronome "desta" está sendo usado para especificar de qual escola o texto está falando, implicando uma relação de proximidade ou importância com o que está sendo discutido.
Portanto, a incorreção da alternativa D) não se deve a uma necessidade de substituição por "dessa" nem a uma confusão entre qualificar e referir, mas simplesmente ao fato de que a alternativa proposta como errada não apresenta de fato um erro. O emprego de "desta" é apropriado e gramaticalmente correto no contexto fornecido.
Jubileu de ouro
Aluno Brito
Cinquenta anos é muito tempo para a vida humana, mas um simples grão na ciranda universal. Por meio século, corações, aço, nervos, músculos bradaram e lutaram pela vitória, choraram e suaram para construir a EPCAR de hoje. Cada tijolo desta Escola presenciou momentos intensos, cada grão seu foi esmagado pela mão na posição da flexão, toda poeira sua já foi aos céus e voltou com os passos firmes batidos em seu chão. E ela nunca reclamou, nunca disse “não”! Nunca nos negou olhar para este céu maravilhoso, nunca nos impediu de sonhar, e sonhou conosco, e viveu conosco.
Em certo tempo, o homem tentou atrofiar essa máquina de honras, acabar com esse ninho de guerreiros. Ora, mas não se pode parar algo que se locomove nas asas do ideal! E que foi percorrida pelos fantasmas dos alunos que já a povoaram um dia e, assim, permaneceu viva.
Aqueles que por aqui passaram deixaram de si um pouco, todos que tiveram suas vidas transformadas, mesmo os que não conseguiram, juntaram-se à sua estrutura, para sempre. Em cada fresta sua, respira-se uma lembrança, por suas portas passaram grandes líderes, futuros e passados líderes, e, como um pai, viu-nos crescer para partir, na esperança de um dia voltarmos.
Aqui, cresci e aprendi. Para sempre a recordarei, lembranças suas estarão sempre em minha mente. Fui marcado pelo poder e aqui alimentei meu desejo de ares, minha fome de suprema liberdade. E quando, sobre o chão de nuvens, estiver ligado à máquina do meu ideal, meu coração baterá firme, e me lembrarei da turma com a qual vivi, chorei e cresci!
Para sempre EPCAR!
>>>
Assinale a alternativa correta.
A) O vocábulo “assim” (linha 9) foi utilizado para iniciar uma conclusão.
B) Nas linhas 5 e 6, encontra-se um polissíndeto, e as vírgulas, então, não deveriam estar presentes.
C) Na linha 1, a concordância do verbo “ser” deveria ser feita com o substantivo “anos” .
D) Na linha 3, a contração “desta” foi empregada para se referir ao vocábulo EPCAR, citado anteriormente.
RESOLUÇÃO:
A) O vocábulo assim traduz a ideia de dessa forma, portanto, que são expressões próprias de conclusão.
B) Esta opção está incorreta porque o fato de haver polissíndeto não elimina a necessidade de colocação das vírgulas para separar as orações coordenadas. Pelo contrário, exige o emprego da vírgula.
C) Esta opção está incorreta porque quando o sujeito for formado por expressões numéricas, a concordância é feita com o predicativo. Expressões do tipo é pouco, é muito, é suficiente apresentam-se na forma singular independentemente de o sujeito estar no singular ou no plural.
D) Esta opção está incorreta porque a contração desta é um elemento de coesão por referência catafórica [que faz alusão a uma unidade linguística posterior] e se refere à palavra Escola que está citada posteriormente. Caso se referisse à EPCAR [citado anteriormente] a contração deveria ser dessa [referência anafórica, ou seja, a termo expresso anteriormente].
RESPOSTA CORRETA: OPÇÃO A.
(...) para construir a escola de hoje. Cada tijolo DESSA escola presenciou (...)
DESSA = termo formado pela contração da preposição DE + o pronome demonstrativo ESSA refere-se a um elemento já mencionado na frase.