Nas frases "Ele era um cavaleiro" "Ele foi um cavaleiro", qual é a diferença de sentido entre elas?
Alice,
era é o pretérito imperfeito do verbo "ser"; foi é o pretérito perfeito também do verbo "ser".
Veja o sentido de cada um:
Pretérito imperfeito: expressa um processo que se repetia num período impreciso do passado, e que não importa saber com exatidão. Esta frase quer dizer que durante algum período do passado ele atuava como cavaleiro.
Pretérito perfeito: expressa um processo ocorrido e concluído num momento ou período definido do passado. Esta frase, na verdade, está incompleta, pois falta nela o marcador de tempo, isto é, falta dizer o momento em que ele atuou como cavaleiro. Por exemplo, "ele foi um cavaleiro na juventude"; "ele foi um cavaleiro durante naquela década".
Espero ter ajudado!
Elisa Andrade
Alice, veja:
"Estão ambas correctas. São formas do verbo “ser”. “Fui” é a 1.ª pessoa do singular do Pretérito Perfeito Simples do Indicativo, e “era”, a 1.ª pessoa do singular do Pretérito Imperfeito do Indicativo.
A escolha de uma ou de outra tem que ver com a intenção de quem as utiliza.
Se pretender colocar a acção no passado em relação ao presente, deverá utilizar o Pretérito Perfeito (“fui”): “Penso que fui uma criança feliz.” O mesmo, se pretender relatar, narrar acontecimentos passados, em sequência: “Eu ri, brinquei, convivi, enfim, fui uma criança feliz.” O Pretérito Perfeito Simples indica uma acção que se produziu em certo momento do passado, uma acção completamente concluída.
Se pretender colocar a acção no passado em relação de simultaneidade com outro passado, deverá utilizar o Pretérito Imperfeito (“era”): “Quando o meu pai me contava histórias, eu era uma criança feliz.”; “Quando acampei pela primeira vez, eu era uma criança feliz.” Nesta época passada, está descrever-se o que era então presente. Com o Pretérito Imperfeito caracteriza-se, descreve-se, indica-se um facto contínuo ou permanente: “Olho para o passado e vejo bem como eu era feliz!' (Ciberdúvidas da Língua Portuguesa)
No seu caso: era - 3a. p. sing. do pretérito imperfeito do indicativo; foi - 3a. p. sing. do pretérito perfeito do indicativo.
Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Olá.
Ambas são formas do verbo "ser". A escolha de quando utiliazar cada uma vai depender da intenção de quem utiliza.
Era se encontra no preterito imperfeito do indicativo, ou seja, indica algo que aconteceu em algum momento do passado, já tendo sido concluido por completo.
Foi se encontra no preterito perfeito do indicativo, ou seja, indica uma ação que por algum motivo não foi finalizada.
Boa noite Alice!
Essas duas frases têm diferenças sutis no tempo verbal, o que pode afetar o sentido. "Ele era um cavaleiro" indica que a pessoa costumava ser um cavaleiro em algum momento no passado, como se estivéssemos descrevendo uma característica permanente ou habitual. Já "Ele foi um cavaleiro" sugere que a pessoa desempenhou o papel de cavaleiro em um momento específico no passado, talvez em uma situação ou evento específico.
Olá!
"Foi" é uma conjugação do verbo ir.
"Era" é uma conjugação do verbo ser.
Veja que em ambos os verbos que originam "foi" e "era" são diferentes até mesmo em sentido. Ainda assim usamos eles em muitas situações parecidas, como por exemplo "eu fui uma criança tímida", quando na verdade deveríamos usar "eu era uma criança tímida".