Qual a maneira correta de se escrever

Português

Qual a maneira correta de se escrever. Superbox O Carreteiro ou Super Box O Carreteiro?

Foto de Genivaldo T.
Genivaldo perguntou há 2 semanas

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
5 respostas
2
votos
2 usuários votaram nessa resposta como útil.
Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 semanas
Melhor resposta
Essa foi a melhor resposta, escolhida pelo autor da dúvida
Genivaldo, os dois estão corretos, dependendo do contexto: Super Box - supermercado Superbox - guarda-móveis Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Rose P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 semanas
depende da intenção do falante. o super box é aposto.especificativo. dá o nome ao carreteiro. As agências publicitárias costumam pôr o aposto depois do do substantivo. hirota o supermercado ou supermercado hirota aí sem o artigo
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor José G.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 semanas

Qual a maneira correta de se escrever:

 Superbox O Carreteiro ou Super Box O Carreteiro?

>>>>>>>>>>>>>>>>

Genivaldo,

A essência ou cerne da sua pergunta está em saber qual a grafia correta: se Superbox ou Super Box (se escrito junto ou separado). As duas formas são aceitáveis.

Se considerarmos Super como prefixo [que não tem vida autônoma na língua (está sempre ligado a um radical, diretamente ou por hífen) e precisa seguir regras do uso desse sinal*], deverá ser grafado junto (Superbox).

Se considerarmos Super como forma abreviada** do anglicismo supermarket (supermercado), com vida autônoma na língua, aí sim poderá (ou deverá) ser grafado separadamente (Super Box).

O emprego do referido oniônimo tem alta produtividade nacionalmente, dando-se preferência à grafia junta (sem hífen). Por exemplo, em João Pessoa (PB) existe o SuperBOX Brasil; em Fortaleza (CE), o Superbox Aguiar e o Super Boxes 100; e em Contagem (MG), o Superbox Supermercados.

Para escolha da forma a utilizar (Superbox O Carreteiro ou Super Box O Carreteiro), é importante considerar as regras de uso de maiúsculas e a forma como o nome será apresentado ao público. Geralmente, na criação de nomes de empresas, marcas ou estabelecimentos comerciais, a decisão pode ser influenciada pela estética e pela facilidade de leitura, e existe uma certa liberdade ou licenciosidade quanto à grafia, assim como ocorre na poesia relativamente, por exemplo, à pontuação.

Superbox - Grafado em palavra única, pode passar ou transmitir - segundo as regras de marketing, design ou comunicação visual - uma sensação de modernidade e unidade. Essa opção pode ser interessante se você deseja que o nome seja lido como uma única entidade coesa.

Super Box – Assim escrito, em duas palavras distintas, pode facilitar a leitura e compreensão, especialmente para aqueles que não estão familiarizados com o nome. Além disso, pode destacar que "Box" é uma palavra importante dentro do nome, talvez indicando um tipo de serviço ou produto específico.

Ambas as formas, como visto, são corretas, mas a escolha final dependerá do impacto visual que você deseja imprimir e da clareza que quer transmitir ao seu público. Se a marca ou empresa deseja ser percebida como inovadora e moderna, "Superbox O Carreteiro" pode ser a melhor escolha. Por outro lado, se a clareza e a legibilidade são prioridades, "Super Box O Carreteiro" pode ser mais adequado.

------------------------------------------------------------------

(*) super- prefixo de origem latina que indica acima, sobre, superior em tamanho, qualidade, número ou grau (supersaturado. superfino, superlotação, supercomputador, supermãe, superbactéria, supersônico, supersecreto, supersafra, superaquecimento, superlotar, supersecretaria).

Será seguido de hífen apenas quando a palavra a que se liga começa por ‘h’ ou ‘r’: super-homem, super-humano, super-herói, super-realista, super-resfriado.

>>>

(**) - abreviação vocabular ou braquissemia, segundo Monteiro (1986), é o emprego de parte de um vocábulo pelo vocábulo inteiro. Tal processo se baseia no princípio da economia da linguagem, cuja importância no mundo atual ninguém discute. Resulta da subtração, não da adição de morfemas, como acontece na derivação ou na composição, e o elemento restante passa a valer semanticamente pelo todo do qual provém.

A subtração pode ser em elementos terminais (apócope), iniciais (aférese) ou, mais raramente, mediais (síncope).

Exemplos:

  • Fotografia -> foto
  • Telefone -> fone
  • Motocicleta -> moto
  • automóvel -> auto
  • pneumático -> pneu
  • tricampeonato -> tri
  • quilograma -> quilo
  • cinematógrafo -> cine
  • nova capital -> novacap
  • poliomielite -> pólio
  • Belo Horizonte -> Belô
  • inoxidável -> inox
  • bilhão -> bi
  • exposição -> expô
  • restaurante -> restô
  • extraordinário -> extra
  • vice-presidente -> vice

>>>

(***) Oniônimo, segundo Monteiro (1986), trata do estudo dos nomes próprios referentes a marcas industriais ou artigos comerciais e deve tornar-se cada vez mais necessário, na medida em que a língua é expressão da própria cultura. Basta imaginar, em termos de uma sociedade industrializada, a quantidade incrível de inventos ou modelos novos que surgem a todo instante, exigindo a criação de neologismos, a maioria dos quais de feição algo estranha em relação ao léxico dos nomes comuns. Até o aspecto gráfico dos oniônimos escapa aos dispositivos gerais do Acordo Ortográfico Luso-brasileiro, notando-se a preferência pelas letras que possam conotar a procedência estrangeira do produto, já que talvez o inconsciente coletivo dos brasileiros desvaloriza as marcas nacionais.

--------------

MONTEIRO, José Lemos, Morfologia Portuguesa, EUFC, 1986.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Mariana M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 dias
Os dois estão corretos, porém, depende do contexto que estão inseridos

Está precisando de Aulas Particulares?

Aqui no Profes você encontra os melhores professores particulares, presenciais ou online, para aulas de qualquer assunto!
-1
votos
-1 usuários votaram nessa resposta como não útil.
Professora Flávia R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 semanas

A maneira correta de escrever depende de qual empresa você se refere, pois existem duas empresas registradas com os nomes Superbox e Super Box. 

 

Professores particulares de Português

+ Ver todos
Encontre um professor particular para te ajudar nos estudos