Os funcionários que tiverem dificuldade no preenchimento ou que não tiverem acesso à internet poderão fazer o preenchimento do formulário com o auxílio do RH no plantão que será realizado no dia 15/02/2024.
Os funcionários que tiverem dificuldade no preenchimento ou que não tiverem acesso à internet poderão fazer o preenchimento do formulário com o auxílio do RH, no plantão que será realizado no dia 15/02/2024.
Os funcionários que tiverem dificuldade no preenchimento ou que não tiverem acesso à internet poderão fazer o preenchimento do formulário com o auxílio do RH. No plantão que será realizado no dia 15/02/2024.
Dúvidas:
I - Deve empregar a vírgula depois de internet? (ou que não tiverem acesso à internet, poderão...) Entendo que não por poderão ser um verbo.
II - Depois de RH: deixo sem vírgula, uso a vírgula ou posso colocar o ponto final?
Aline,
A melhor redação (em nosso avaliar) é a primeira.
Não há necessidade do emprego da vírgula na opção 2, para isolar o adjunto adverbial (no plantão que será realizado no dia 15/02/2024), pois este já está na posição normal dele, que é no fim da frase/oração/período.
O emprego do ponto final utilizado depois de RH é totalmente descabido, porquanto quebra, abruptamente, a sequência da frase, deixando o adjunto adverbial isolado, solto, sem sentido, sem conexão, sem encadeamento lógico, feito o peixe fora d'água.
Vírgula não deve ser colocada depois de internet, visto que, em o fazendo, incorreria em um dos erros crassos, elementares, no emprego da vírgula, que é separar o sujeito do verbo (Os funcionários... poderão).
As orações, no citado período, introduzidas pelo pronome relativo que (que tiverem... ou não tiverem...) são restritivas (orações subordinadas adjetivas restritivas) e, como tal, não podem ser separadas por vírgula (nem vírgula antes nem vírgula depois).