Estou escrevendo um poema e surgiu a dúvida de quantas sílabas tem as palavras "remédio" e "vários", mas os sites de escrita não chegam num consenso.
Grato.
-> VÁRIOS:
Vários é uma dissílaba: Vá - rios
E é uma paroxítona terminada em ditongo + S
-> REMÉDIO:
Remédio é trissílaba: re - mé - dio
E é uma paroxítona terminada em ditongo
“remédio” tem 3 sílabas: re-mé-dio
E “vários” tem 2 sílabas: vá-rios
Pra saber quantas sílabas tem uma palavra observe a abertura e fechamento dos seus lábios quando fala a palavra em questão. Conte quantas vezes você necessariamente tem que abrir e fechar a boca pra falar a palavra, ou seja, o número mínimo de abertura e fechamento de boca que te permite falar a palavra inteira.
Você precisa abrir e fechar a boca pra falar “re”, e depois novamente pra falar “mé” e mais uma vez pra falar “dio”. Você não precisa fechar novamente a boca pra falar o “o” de “dio”. Então são só 3 mesmo.
Quanto a “vários” note que você não precisa separar “ri” e “os” pra falar “rios”, você pode abrir e fechar a boca somente uma vez pra falar “rios”. Na realidade fica estranho se você tentar fechar a boca separando esse “ri” de “os” rsssssss
Note que esse abrir e fechar a boca se dá a cada vez que você encosta um lábio no outro.
É interessante que essa dúvida te ocorreu em meio a escrita de um poema. O que vai dar ritmo ao poema é exatamente essa pulsação determinada por esse abrir e fechar da boca emitindo um sílaba por vez. Ritmo é essencial em se tratando de poemas!
Espero ter ajudado!
Augusto, essa dúvida é recorrente. Veja:
"Quando o ditongo é crescente ,primeiro vem a semivogal e depois a vogal: ‘ia’ (diabo),‘ie’ aberto (dieta), ‘io’ aberto (miolos), ‘iu’ (miudeza),‘ue’ aberto (suéter, sueco), ‘ua’ (dual), ‘ue’ fechado(poema), ‘oi’ (moinho). Note-se que, ao proferir esses ditongos, há aumento da abertura bucal na vogal.
O questionamento do nosso leitor (náu-sea ou náuse-a?, e-té-reo ou e-té-re-o?)se explica porque nos ditongos crescentes é indecisa e variável a pronúncia que se imprime à semivogal, fenômeno de que resulta a dupla possibilidade de se articular a sequência vocálica tanto como ditongo crescente (náu-sea, e-té-reo) quanto como hiato(náu-se-a, e-té-re-o), conforme a rapidez (no primeiro caso) ou a lentidão (no segundo caso) com que se pronunciam tais vocábulos.
Todavia quando passamos para as normas ortográficas, mudam-se os critérios, porque por eles não se podem separar as vogais dos ditongos crescentes ou decrescentes, bem como dos tritongos; portanto, pelos critérios ortográficos, só podemos separar assim as sílabas náu-sea e e-té-reo.
Está claro que, numa análise fonético-fonológica de um poema em que apareça a palavra saudade com três ou quatro sílabas, separa-se foneticamente sau-da-de e sa-u-da-de, mas não na transcrição ortográfica do poema." (ABL: https://www.academia.org.br/artigos/divisao-de-silabas-em-fonetica-e-em-ortografia#:~:text=Quando%20o%20ditongo%20%C3%A9%20crescente,da%20abertura%20bucal%20na%20vogal. )
Portanto, conforme as regras ortográficas do português: re-mé-dio e vá-rios. Já na metrificação de um poema, pode variar segundo a intenção do autor.
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
São palavras proparoxítonas, a sílaba tônica cai sempre na antepenúltima sílaba e todas são acentuadas.
PALAVRAS | ANTEPENÚLTIMA SÍLABA | PENÚLTIMA | ÚLTIMA |
VÁRIOS REMÉDIOS - RE |
VÁ MÉ |
RI DI |
OS OS |
Divisão silábica:
VÁRIOS - VÁ - RI - OS
REMÉDIOS - RE - MÉ - DI -OS
Espero ter ajudado.
Maria Luiza