Prezados, qual a forma correta?
Você não viu o quanto que eu comi, você não viu o tanto que eu comi ou você não viu a quantidade que eu comi?
Uma outra dívida: o quer quer dizer a expressão "se ter na própria conta"? Como na frase de Goethe " aquele que depois de três milênios não é capaz de se ter na própria contaestará fadado a viver uma vida de ignorância".
Grato!
Português
Ensino Fundamental
Geral
Pré-Vestibular
Aulas Particulares
Acompanhamento Escolar
ENEM
Profissional
Adultos
Ensino Superior
Ensino Médio
Bom dia Felipe, tudo bem?
A expressão tanto indica quantidade indeterminada, assim como o vocábulo quanto; já a palavra quantidade possui o sentido de aquilo que pode ser medido, portanto são expressões sinônimas, no exemplo que você indicou.
Já a expressão "se ter na própria conta", no exemplo da frase, significa a condição do indivíduo que se mantém atento às transformações do mundo com consciência e desenvolvimento humano, diferentemente daquele que não consegue, mesmo após três milênios.
Felipe, ambos - tanto e como - são pronomes indefinidos e referem-se nesse exemplo ao que foi comido. Portanto, pode usá-los indiferentemente. Leia mais sobre pronomes: https://www.infoescola.com/portugues/classes-gramaticais/. Já quantidade é a "qualidade do que pode ser medido ou contado, do que é suscetível de acréscimo ou diminuição: medir uma quantidade" (dicio online). Assim, use-a em exemplos como o seguinte: A quantidade de alunos que me procuram para aprender um idioma é grande. Em relação à frase de Goethe, a prof. Angélica já elucidou-a. Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro.