MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO
Um dos sentidos do vocábulo mediação, no dicionário Houaiss, é a ação de servir como intermediário. Já o vocábulo conciliação, no mesmo dicionário, é ação de apaziguar, pacificar, harmonizar. Não são, portanto, sinônimos.
A conciliação exerce, em geral, a função retórica de aplainar ou mesmo recusar as diferenças que caracterizam lados opostos de uma mesma questão. Com isso, tenta-se canhestramente aglutinar possíveis semelhanças, o mais das vezes superficiais, e evita-se enfrentar a contradição principal entre os contendores.
A mediação, ao contrário, não cria uma posição eclética ou confusa, mas constrói um ponto estratégico para se avaliar criticamente as diferenças em jogo.
BOSI, Alfredo. “Mediação não é conciliação”. São Paulo: Revista Estudos Avançados ? USP, n. 90, 2017, p. 341 (adaptação)
O autor, ao determinar o sentido e o alcance dos vocábulos mediação e conciliação, conclui que: Parte superior do formulário
Boa noite, Felipe!
Creio que a alternativa correta seja b), b. o primeiro vocábulo indica uma posição mais consequente, visto que analisa criticamente as oposições entre os constituintes de um conflito. No trecho do texto de Alfredo Bosi, a palavra conciliação, segundo vocábulo, é colocada como forma superficial de aglutinar diferenças de maneira apaziguadora, evitando conflitos ou posicionamentos críticos. Já mediação, o primeiro vocábulo, é visto como alternativa construtora de ponto estratégico para que se avalie criticamente os posicionamentos conflituosos em questão.
Espero ter ajudado. Atenciosamente,
profª Isabella M. Pegorin
Oi, Felipe. É a questão b. “A mediação, ao contrário, não cria uma posição eclética ou confusa, mas constrói um ponto estratégico para se avaliar criticamente as diferenças em jogo.” Este é um trecho do texto, que confirma a resposta. Espero ter ajudado.