Boa tarde! Gostaria de saber sobre a regência verbal do verbo "pregar" na seguinte frase: As religiões pregam o respeito ao próximo. Sabemos que o verbo pregar pode ser acompanhado de objeto direto e indireto, mas neste caso o objeto direto não seria "o respeito ao próximo" e "ao próximo" não seria o complemento nominal do substantivo abstrato "respeito"? Fiz um concurso em que a banca afirma que essa frase contém objeto direto e indireto, mas neste caso fiquei na dúvida se "ao próximo" realmente é objeto indireto. Desde já, muito obrigada!
BOA TARDE!
O complemento nominal é o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se a substantivos, adjetivos ou advérbios, sempre por meio de preposição.
NESTE SENTIDO, "ao próximo" é o complemento nominal o substantivo abstrato "respeito".
LEMBRANDO: O complemento nominal representa o recebedor, o paciente, o alvo da declaração expressa por um nome. É regido pelas mesmas preposições do objeto indireto. Difere deste apenas porque, em vez de complementar verbos, complementa nomes (substantivos, adjetivos) e alguns advérbios em -mente.
Só seria verbo transitivo direto e indireto em frase do tipo:
O pastor pregou o catolicismo aos índios. ( Pregar aí é 'ensinar x a y).
O concurso errou feio. Nesse caso que você apresentou temos sim um complemento nominal.