Para resolver essa questão, precisamos entender os processos de formação de palavras.
A palavra "aprimorar" é formada a partir do radical "primor" com a adição do prefixo "a-" e do sufixo "-ar". Esse tipo de formação, onde o acréscimo do prefixo e do sufixo é simultâneo e o sentido da palavra depende da presença de ambos, é chamado de parassíntese.
A palavra "encerrar" é formada a partir do radical "cerrar" com a adição do prefixo "en-". Aqui só está presente o processo de prefixação, pois apenas um prefixo é adicionado ao radical para formar a nova palavra, sem necessidade de um sufixo para que a palavra faça sentido.
Portanto, a resposta correta é a) parassíntese / prefixação.
Olá, Letycia.
A resposta correta é a letra A.
O verbo "aprimorar" é formado, em português, pela junção simultânea (parassíntese) do prefixo a- mais o sufixo verbal -ar ao substantivo "primor", a fim de transformá-lo em verbo.
O verbo "encerrar" é formado, em português, pela junção do prefixo (derivação prefixal/prefixação) en- ao verbo "cerrar", a fim de lhe modificar o sentido primário de fechar, passando a "término de alguma ação".
Espero tê-la ajudado.
Érica
Letycia,
Resposta correta: opção A - parassíntese / prefixação
Aprimorar => parassíntese: a- + primor + -ar
Encerrar =>prefixação: en- + cerrar
Parassíntese - Processo de formação de palavras por prefixação e sufixação simultaneamente, ou seja, por junção simultânea de prefixo e sufixo ao radical ou à raiz, de tal forma que o vocábulo não existe só com o prefixo, nem só com o sufixo.
Outros exemplos de vocábulos parassintéticos:
Prefixação - Processo de formação de palavras por meio do acréscimo de prefixo a uma palavra já existente.
Outros exemplos: