Estou estudando colocação pronominal, e a professora usa a seguinte frase: Convido- te para festa (...). Ora, convidar, você convida a alguém, não? Logo, é um verbo VTI e deveria ser o LHE, não?
Outra frase que ela falou: Nada te direi... Dizer, você diz algo a alguém, não?
Grato.
Bom dia, Tiago.
CONVIDO-TE: o pronome TE indica que está sendo falado para uma pessoa próxima -TU.
CONVIDO-LHE: o pronome LHE indica que está sendo falado para uma pessoa distante- ELE.
Porém, o LHE é utilizado como pronome pessoal de VOCÊ.
Então, as duas formas estão corretas, dependendo do contexto.
Espero ter ajudado.
Profe Vanesa Colle
Olá, Tiago. Tudo bem?
Na verdade, não. O verbo convidar pode ser transitivo direto ou bitransitivo. Você convida alguém ou convida alguém a/para algo. Por isso, você convida um amigo para a festa, convida João para o aniversário, convida Maria a entrar em sua casa.
Então, o pronome usado para substituir a pessoa não pode ser o lhe(s), porque ele, como objeto, só pode ser indireto. O complemento representado pela pessoa é direto: não pede preposição. Então, a exigência é por usar o(a)(s) (ou se) quando o objeto for de terceira pessoa.
Convidei João para a festa. > Convidei-o para a festa.
"João" é objeto direto, assim como "o".
No caso de "Convidei-te para a festa", não há problema algum, porque o pronome te pode ser tanto objeto direto quanto indireto. A diferença entre "Convidei-te" e "Convidei-o" é apenas a pessoa gramatical: "te" se refere à segunda pessoa do singular (tu), "o" se refere à terceira.
Porém, de qualquer forma, "Convidei-lhe para a festa" está equivocado, porque o lhe não pode aparecer em posição de objeto direto.