Boa tarde! Gostaria de sanar esta dúvida: Fulano disse calúnias acerca de Danilo, este o/lhe/lho respondeu. Quem responde, responde a alguém, não é? Sendo assim qual seria melhor usar?
Você recebeu a carta? Sim, eu a/lhe dei/enviei ao Lucas.
Nesse caso, porém, eu usaria o "a", pois estou retomando a carta, right?
Desde já, agradeço!
Para saber qual a opção correta nesse caso é a transitoriedade verbal. O "lhe" tem função de objeto indireto, deve se ligar ao verbo por meio de uma preposição. O "o, a" cumpre a função de objeto direto do verbo.
Boa tarde, Marcos!
Assim como a professora Mauri informou, a regência tem ligação com o conteúdo de transitividade verbal. No caso do verbo responder aí, ele é um transitivo indireto, como você bem citou: quem responde, responde a alguém...
Os pronomes oblíquos o, a, os, as somente funcionam como objetos diretos e o "lhe" como objeto INdireto. O correto, então, é: "lhe respondeu" (respondeu a ele).
Já na segunda frase, o verbo "receber" é transitivo direto (quem recebe, recebe algo) e, como carta é um substantivo feminino, o pronome que deve substituir "carta" é o "a", funcionando como objeto direto.
Espero ter contribuído e somado positivamente com as informações já disponíveis aqui para você.
Um abraço e bons estudos!
Marcos, veja:
... este lhe respondeu. - respondeu a ele = lhe
Leia mais sobre a regência do verbo "responder":
"Único complemento: havendo apenas um complemento, o verbo é classificado como transitivo indireto. Por mais que na linguagem coloquial seja usado sem a preposição "a", o uso gramatical correto requer o uso:
Respondeu ao professor.
Respondeu à mãe.
Respondeu aos familiares.
Respondeu às amigas.
Respondeu à pergunta.
Respondeu às questões.
Respondeu ao pedido.
Respondeu aos exercícios.
Já no caso de "dar" e "enviar":
Você recebeu a carta? Sim, eu a dei/enviei ao Lucas. - dar / enviar algo a alguém; o(s) e a(s) = obj. direto; ao Lucas, à irmã = obj. indireto
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.