Foto de Rian M.
Rian há 4 anos
Enviada pelo
Site

Regência e transitividade do verbo ir

"Fui à escola". Segundo os estudos de regência e transitividade, o Verbo IR normalmente é instransitivo e portanto nessa frase, a escola seria adjunto adverbial de lugar. Entretanto, conforme o gabarito do exercício, indica que nessa frase o verbo IR é transitivo indireto. Qual a reposta certa? Se o verbo ir pedir uma preposição A não seria um verbo transitivo indireto? Estou com muita dúvida de como realizar a questão

Português Geral Geral
4 respostas
Professora Marines M.
Respondeu há 4 anos
Contatar Marines
Olá Rian, O verbo ir pode ser intransitivo, transitivo indireto ou pronominal. No exemplo "Fui à escola" o verbo ir é transitivo indireto: quem vai, vai a algum lugar. Dessa forma, " à escola" é objeto indireto. Abraços.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos
Contatar Miguel Augusto

Rian, nesse caso é VTI: ir a algum lugar.

Espero ter ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Rafaela N.
Respondeu há 4 anos
Contatar Rafaela

Olá, Rian, tudo bem?

Na grande maioria dos casos, o verbo "ir" é transitivo indireto, pois há a necessidade de complemento verbal, indicando lugar para onde o sujeito da frase vai, foi, etc. Note que o verbo "fui" só não exigiria um complemento caso estivesse sendo uma resposta curta e afirmativa (por exemplo, se alguém perguntasse: "Você foi à escola?", o interlocutor poderia responder: "fui", de modo curto e afirmativo), porém no caso da frase que tu mencionas ainda não temos a informação completa, por isso o verbo exige o complemento, com informação de lugar. O  verbo "ir" nesse caso, portanto, é um transitivo indireto, pois além de exigir uma "resposta" para o verbo, a oração também exige uma preposição junto ao complemento ("à").

Espero ter ajudado, Rian!

Até mais, Rafaela. 

 

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Verifique a fonte. Alguns livros didáticos apresentam conceitos divergentes. Esse conceito não é um consenso entre os gramáticos. É comum que as pessoas confundam o adjunto adverbial de lugar com o objeto indireto, já que nos dois casos há a preposição e o verbo pede essa preposição em sua regência. Alguns gramáticos, inclusive, apenas falam sobre a "preposição que acompanha a expressão locativa", como Bechara.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar