"Fui à escola". Segundo os estudos de regência e transitividade, o Verbo IR normalmente é instransitivo e portanto nessa frase, a escola seria adjunto adverbial de lugar. Entretanto, conforme o gabarito do exercício, indica que nessa frase o verbo IR é transitivo indireto. Qual a reposta certa? Se o verbo ir pedir uma preposição A não seria um verbo transitivo indireto? Estou com muita dúvida de como realizar a questão
Rian, nesse caso é VTI: ir a algum lugar.
Espero ter ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Olá, Rian, tudo bem?
Na grande maioria dos casos, o verbo "ir" é transitivo indireto, pois há a necessidade de complemento verbal, indicando lugar para onde o sujeito da frase vai, foi, etc. Note que o verbo "fui" só não exigiria um complemento caso estivesse sendo uma resposta curta e afirmativa (por exemplo, se alguém perguntasse: "Você foi à escola?", o interlocutor poderia responder: "fui", de modo curto e afirmativo), porém no caso da frase que tu mencionas ainda não temos a informação completa, por isso o verbo exige o complemento, com informação de lugar. O verbo "ir" nesse caso, portanto, é um transitivo indireto, pois além de exigir uma "resposta" para o verbo, a oração também exige uma preposição junto ao complemento ("à").
Espero ter ajudado, Rian!
Até mais, Rafaela.
Verifique a fonte. Alguns livros didáticos apresentam conceitos divergentes. Esse conceito não é um consenso entre os gramáticos. É comum que as pessoas confundam o adjunto adverbial de lugar com o objeto indireto, já que nos dois casos há a preposição e o verbo pede essa preposição em sua regência. Alguns gramáticos, inclusive, apenas falam sobre a "preposição que acompanha a expressão locativa", como Bechara.