No excerto: "Mesmo sem ter um cérebro central, essa águas-vivas aprenderam com erros do passado e foram bem sucedidas no teste." Qual a relação que se estabele entre a primeira oração e o restante do período?
Maria Luiza,
A relação é de concessão que se estabelece entre a oração subordinada e a principal. De acordo com os dicionaristas Houaiss e Aulete e a filóloga Maria Treza de Queiroz Piacentini, temos aí a conjunção subordinativa adverbial concessiva mesmo, equivalente a embora, ainda que, apesar de, a qual introduz a oração subordinada adverbial concessiva reduzida de infinitivo “Mesmo sem ter um cérebro central”.
Como se sabe, a conjunção ou locução conjuntiva concessiva subordinativa inicia ou introduz uma oração subordinada que exprime uma oposição (um fato contrário) ao que é dito na oração principal, não sendo capaz, porém, de anular ou impedir que tal ação se realize: Exemplos de conjunção ou locução conjuntiva concessiva subordinativa: embora, conquanto, ainda que, posto que, mesmo que.
Outros exemplos:
Observações:
Os dicionaristas Aurélio e Sacconi não registram o vocábulo mesmo como conjunção concessiva com essa acepção e, ainda por cima, divergem quanto à sua classificação morfológica. Aurélio o considera advérbio e Sacconi, palavra denotativa de inclusão.
Aurélio
Advérbio = até, ainda: “Havia o mal, profundo e persistente, para o qual o remédio não surtiu efeito, mesmo em doses variáveis.” (Raimundo Faoro, Machado de Assis: a Pirâmide e o Trapézio, p. 83).
Sacconi
Palavra denotativa de inclusão = até, ainda: Mesmo chovendo muito, resolvemos partir.
E faz Sacconi a seguinte observação: Neste caso, mesmo não deve ser substituído por embora, que é conjunção, e não palavra denotativa.
Maria Luiza, veja:
Mesmo que: locução conjuntiva concessivas: exprime concessão, como as seguintes: embora, se bem que , ainda que, conquanto etc.
mesmo sem + verbo - negação da concessão
Mesmo sem ter / Ainda que não tenham um cérebro central, essa águas-vivas aprenderam com erros do passado e foram bem sucedidas no teste.
Espero tê-la ajudado.
At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Ao usar a expressão mesmo que pra ligar as duas partes dessa frase, temos o significado de concessão.
Ou seja, podemos dizer que a oração que contém o mesmo que é uma oração subordinada concessiva.
Olá Maria Luiza
A relação estabelecida entre a primeira oração "Mesmo sem ter um cérebro central" e o restante do período é de concessão. A primeira parte da frase introduz uma condição ou característica, e a segunda parte indica que, apesar disso, as águas-vivas conseguiram aprender com os erros do passado e foram bem sucedidas no teste.
Espero ter ajudado ??