Foto de Bunha B.
Bunha há 4 anos
Enviada pelo
Site

Riu ou riram?

Na frase: João tentou abri os olhos da população, mas a maior parte da população riu ou riram da cara dele. Qual o correto, riu ou riram? Dede já obrigado!

Português Profissional
3 respostas
Professora Vanesa C.
Respondeu há 4 anos
Contatar Vanesa
Boa tarde! O correto é RIU, pois o dinheiro da frase está no singular A MAIOR PARTE. O verbo SEMPRE concorda com o sujeito. Espero ter ajudado. Profe Vanesa Colle

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos
Contatar Miguel Augusto

Bunha, veja:

Com expressões que indicam partitivo, pode concordar com o núcleo da expressão ou com o especificador. Como nesse caso estão ambos no singular, não há dúvida:

[...] mas a maior parte da população riu [...] / mas a maior parte da população era formada

No entanto, quando há especificador no plural ou verbos de ligação, há concordância facultativa:

"A dúvida ocorre quando termos como "maioria" ou "parte" (e outros de mesma natureza) vêm seguidos de especificadores postos no plural. Nesse caso, caro leitor, o que decide a questão não é uma regra rígida, inflexível; é o bom senso. A escolha da forma verbal depende basicamente do que se quer enfatizar, ressaltar.
Em "A maioria dos jornalistas mostrou preparo para sabatinar o candidato", por exemplo, a opção por "mostrou" enfatiza a noção de conjunto, de grupo, representada pela palavra "maioria". Essa é a concordância lógica, já que é da norma geral que o verbo concorde com o núcleo do sujeito.
Caso se optasse por "A maioria dos jornalistas mostraram...", dar-se-ia destaque para os formadores do grupo ("os jornalistas"). A questão fundamental é saber se de fato há necessidade de enfatizar os formadores do grupo, já que a concordância natural é feita com o verbo no singular. Formas como "A maioria dos eleitores compareceu" ou "Grande parte dos motoristas desconhece o básico do básico das leis de trânsito" talvez soem mais naturais do que "A maioria dos eleitores compareceram" ou "Grande parte dos motoristas desconhecem...".
A coisa pode mudar de figura quando se trata de verbos como "ser", "estar", "ficar" etc. Com eles, a obediência à concordância lógica nem sempre gera bons resultados. Veja-se a frase do telejornal, citada no início deste texto ("A maioria dos atores são moradores da própria favela"). Siga-se a concordância lógica e se chegará a isto: "A maioria dos atores é moradora da própria favela". (folha uol) (grifos meus)

Espero ter ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro. 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Marines M.
Respondeu há 4 anos
Contatar Marines
Olá Bunha, As duas formas estão corretas: João tentou abrir os olhos da população, mas a maior parte da população riu da cara dele. Ou João tentou abrir os olhos da população, mas a maior parte da população riram da cara dele. Vamos entender: Segundo a regra que trata da concordância verbal, com coletivos partitivos (metade, a maior parte, maioria, etc.) seguidos de substantivo ou pronome no plural, o verbo fica no singular ou vai para o plural. Agora veja: Se a expressão "a maior parte" viesse sem uma especificação, o verbo ficaria obrigatoriamente para o singular. João tentou abrir os olhos da população, mas a maior parte riu da cara dele. Conte comigo. Abraços

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa