Na frase: João tentou abri os olhos da população, mas a maior parte da população riu ou riram da cara dele. Qual o correto, riu ou riram? Dede já obrigado!
Bunha, veja:
Com expressões que indicam partitivo, pode concordar com o núcleo da expressão ou com o especificador. Como nesse caso estão ambos no singular, não há dúvida:
[...] mas a maior parte da população riu [...] / mas a maior parte da população era formada
No entanto, quando há especificador no plural ou verbos de ligação, há concordância facultativa:
"A dúvida ocorre quando termos como "maioria" ou "parte" (e outros de mesma natureza) vêm seguidos de especificadores postos no plural. Nesse caso, caro leitor, o que decide a questão não é uma regra rígida, inflexível; é o bom senso. A escolha da forma verbal depende basicamente do que se quer enfatizar, ressaltar.
Em "A maioria dos jornalistas mostrou preparo para sabatinar o candidato", por exemplo, a opção por "mostrou" enfatiza a noção de conjunto, de grupo, representada pela palavra "maioria". Essa é a concordância lógica, já que é da norma geral que o verbo concorde com o núcleo do sujeito.
Caso se optasse por "A maioria dos jornalistas mostraram...", dar-se-ia destaque para os formadores do grupo ("os jornalistas"). A questão fundamental é saber se de fato há necessidade de enfatizar os formadores do grupo, já que a concordância natural é feita com o verbo no singular. Formas como "A maioria dos eleitores compareceu" ou "Grande parte dos motoristas desconhece o básico do básico das leis de trânsito" talvez soem mais naturais do que "A maioria dos eleitores compareceram" ou "Grande parte dos motoristas desconhecem...".
A coisa pode mudar de figura quando se trata de verbos como "ser", "estar", "ficar" etc. Com eles, a obediência à concordância lógica nem sempre gera bons resultados. Veja-se a frase do telejornal, citada no início deste texto ("A maioria dos atores são moradores da própria favela"). Siga-se a concordância lógica e se chegará a isto: "A maioria dos atores é moradora da própria favela". (folha uol) (grifos meus)
Espero ter ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.