Gramaticalmente falando, a frase será que seremos é correta ?
Roger, veja:
Será que seremos fluentes. - construção correta; será = talvez, representa dúvida, quer no passado, quer no presente ou no futuro, sempre no indicativo.
Será que fomos / éramos / somos / vamos ser / seríamos (condicional - fut. pretérito) livres?
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Roger,
É correto sim e bem popular o emprego da expressão será que (que tem como sinônimos acaso, por acaso, porventura) com o verbo em qualquer tempo (presente, passado ou futuro) do modo indicativo, conforme demonstrado nos exemplos a seguir.
De acordo com o portal CiberDúvidas Língua Portuguesa, será que [que = conjunção integrante] ocorre seguido de oração subordinada substantiva completiva nominal, como reforço do valor dubitativo de frases interrogativas.
A expressão será que deu nome ao filme Será Que? (dirigido por Michael Dowse com Daniel Radcliffe e Zoe Kazan), faz parte da composição dos títulos de músicas como Será que Dá Certo, de Vitor Fernandes e João Gomes, Será que me Esqueceu, de Bruno & Marrone, e integra a letra da clássica marchinha de Carnaval Cabeleira do Zezé (Olha a cabeleira do Zezé/Será que ele é?/Será que ele é?Será que ele é bossa-nova?/Será que ele é Maomé?...)
Também compõe o título de algumas obras literárias, a exemplo de Será que ele é, de Gil Monteiro, Será que todo mundo tem?, de Cristiane Boneto e Marco Hailer, Será que é Amor?, de Tatiane Sá Manduca e Saulo Durso Ferreira, e Será que é o meu número?, de Julie Murphy.
Há diversos registros de será que em escritores renomados:
"Tenho pensado mas é sobre qual era exatamente a minha relação com ele. Será que ele gostava de mim? E eu, gostava dele?" (Antônio Alçada Baptista, Os Nós e os Laços, 1985.)
“— Mas o que é que anda fazendo? — Procurando serviço. Será que ocê, que conhece tudo aqui pra Vila, sabe adonde tem?” (Amadeu de Queirós, João, p. 15.)
“O poeta é um bem-dotado. Será que nasceu em Itu?” (Roberto Drummond, Hilda Furacão, p. 101.)
“Será que, com tão pouco treino, o lutador já estará na forma devida para representar o Brasil no exterior?” (Aurélio Buarque de Holanda.)
“Como será que o Seu Júlio consegue ler o jornal, enquanto a filha martela o piano?” (Telmo Vergara, Contos da Vida Breve, p. 25.)
“Será que a arte não se fechou numa paranoia conceitual e minimalista, que impede a generosa loucura de um neobarroquismo?” (Arnaldo Jabor, Sanduíches de Realidade, p. 99.)
Sim, está correta, pois vem do verbo ser, no sentido de existir. Espero ter ajudado ??
Sim. Correto.
Sim, a construção está correta.